Presidente da Capes defende maior flexibilização de cursos de pós-graduação durante visita à UCPel

Ao visitar a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves, participou de reunião em que os Programas de Pós-Graduação da Católica foram apresentados. Uma das sugestões de Neves para qualificar a oferta dos cursos da UCPel é o aumento de flexibilidade para atender de forma mais qualificada necessidades específicas.
De acordo com o representante da Capes, já existem no país propostas mais ousadas para a pós-graduação, como oferecer programas dentro de instituições ou empresas e com turmas específicas. “A flexibilidade da pós-graduação de vocês ainda tem espaço para crescer. É possível conceber modos de implantação de mestrado e doutorado com mais versatilidade e atenção às necessidades e especificidades da clientela da região”, sugeriu.  
O mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolecente da UCPel, por exemplo, trabalha com aulas concentradas em um dia da semana, comentou o coordenador do curso, professor Fernando Celso de Barros. Implantado no ano de 2012, o primeiro mestrado profissional da UCPel trata sobre saúde coletiva. “Por ser profissional, a aplicabilidade das pesquisas conseguem ser quase que imediata, diferentemente do que ocorre em um mestrado convencional”, pontuou o coordenador do curso na apresentação.
Durante o encontro, Neves ainda comentou com os coordenadores dos programas de pós-graduação da UCPel que a Capes estuda e até já possui propostas para implantação de doutorados profissionais. “A ideia de um doutorado profissional vem sendo discutida na Capes e as primeiras propostas estão começando a chegar”, comentou. 

foto da notícia

Powered by WPeMatico