Sobre

O Mestrado Profissional em Saúde do Ciclo Vital foi criado em 2012 pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Voltado para a macrorregião Pelotas/Rio Grande, recebe anualmente profissionais atuantes no Sistema de Saúde existente em 22 municípios da Zona Sul do Rio Grande do Sul. Originalmente denominado Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente por identificar a necessidade da prioridade de atendimento deste público, recentemente alterou o seu nome para Saúde do Ciclo Vital visando incluir grupos minoritários e outras parcelas da população.

O único Mestrado Profissional na área de saúde coletiva da região é responsável por contribuir para a qualificação dos recursos humanos dos diferentes níveis de atenção à saúde dos municípios. Grupos de profissionais procuram a UCPel na busca de melhorar seus processos de trabalho. O Mestrado Profissional ainda se destaca pelo comprometimento de retornar à comunidade os resultados das pesquisas desenvolvidas.

A interligação com cursos do Stricto Sensu e Lato Sensu em saúde, Residências Médicas e Profissionais proporciona um novo olhar a problemas muitas vezes conhecidos. Munidos de informações atualizadas, os mestres são responsáveis por gerar conhecimentos e técnicas voltadas à melhoria da qualidade e da resolubilidade dos cuidados básicos em saúde.

O caráter multiprofissional do Mestrado forma profissionais com capacidade de liderar o trabalho realizado por equipes atuantes nos diferentes níveis de atenção à saúde. Os mestrandos ainda são estimulados a observar as características das comunidades onde atuam e da sua realidade de trabalho objetivando identificar necessidades e atender as políticas públicas criadas pelo Ministério da Saúde.

Coordenador
Prof. Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros

Coordenadora adjunta
Prof.ª Luísa Jardim Corrêa de Oliveira.