Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

Disciplina: BIOESTATÍSTICA I

Compreender os métodos estatísticos básicos para leitura crítica da literatura na área da saúde e para a análise de dados; apresentação tabular e gráfica de dados; seleção e utilização de técnicas básicas de inferência estatística e interpretação de seus resultados.

Disciplina: BIOESTATÍSTICA II

Estudo de métodos estatísticos básicos para leitura crítica da leitura na área da saúde e para a análise de dados. Apresentação tabular e gráfica de dados, seleção e utilização de técnicas básicas de inferência estatística e interpretação de seus resultados.

Disciplina: BIOÉTICA EM PESQUISA

Abordar os principais tópicos éticos no desenvolvimento biotecnológico nos diversos segmentos científicos e apresentar os fundamentos éticos das práticas de profissionais da área da saúde resguardando os princípios fundamentais da autonomia, beneficência, justiça e não-maleficência.

Disciplina: CONCEITOS E APLICAÇÕES EM EPIDEMIOLOGIA

Apresentar conceitos e definições em Epidemiologia que auxiliem os alunos na leitura e redação científica com intuito de reforçar a interface proposta pela epidemiologia clínica entre pesquisa e ações profissionais no processo saúde-doença.

Disciplina: METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Abordar aspectos básicos do conhecimento cientifico e de processos metodológicos investigação através da descrição dos conteúdos específicos, subsídios teóricos e metodológicos para a orientação de investigações, elaboração de projeto de pesquisa e práticas de investigações científicas.

Disciplina: POLÍTICAS PUBLICAS DE SAÚDE I

Visa apresentar as Políticas Públicas de Saúde nacionais, diretrizes e estatutos referentes aos principais problemas nacionais na área da saúde, em especial, de populações de mulheres, crianças e adolescentes. Ademais, objetiva discutir os dilemas, desafios e perspectivas futuras de tais políticas.

Disciplina: POLÍTICAS PUBLICAS DE SAÚDE II

Visa apresentar as Políticas Públicas de Saúde nacionais, diretrizes e estatutos referentes aos principais problemas nacionais na área da saúde, em especial, de populações de mulheres, crianças e adolescentes. Ademais, objetiva discutir os dilemas, desafios e perspectivas futuras de tais políticas.

Disciplina: PRÁTICAS PREVENTIVAS NA SAÚDE MATERNO INFANTIL

Ementa: Estratégias de atuação prática que promovam a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil abordando ações preventivas das morbidades infantis mais frequentes.

Disciplina: SAÚDE DA FAMÍLIA

Avaliação e acompanhamento das estratégias de reorientação do modelo assistencial, operacionalização da implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Foco em ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde comunitária.

Disciplina: SAÚDE NO CICLO VITAL

Promover e estimular ações básicas de assistência à saúde, abordar o processo do crescimento e o desenvolvimento normal do indivíduo, avaliar desvios da normalidade, promoção, prevenção e correção destes desvios.

Disciplina: SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO DE PROJETOS

Orientação, apresentação, discussão e qualificação dos projetos de pesquisa.

 

Disciplinas Optativas

Avaliação Psicodiagnóstica e Psicométrica
Instrumentalizar os alunos no que tange métodos de entrevista clínica, apresentar classificações diagnósticas em saúde mental, incentivar a construção e validação transcultural de escalas em saúde mental, bem como, a avaliação de escalas e inventários.

Créditos: 02

Saúde da Família
Avaliação e acompanhamento das estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalização da implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.Foco em ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde comunitária.

Créditos: 02

Práticas Preventivas em Saúde Materno-Infantil
Estratégias de atuação prática que promovam a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil abordando ações preventivas das morbidades infantis e maternas mais frequentes.

Créditos: 02

Prática em Bioestatística
Estudo de métodos estatísticos avançados: regressão de Poisson, análise de sobrevivência, análise fatorial.

Créditos: 02