Linhas de Pesquisa

Conheça as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital:

 

Atenção à Saúde no Ciclo Vital

Esta linha abrange as investigações sobre saúde e prática clínica nos três níveis de atenção à saúde em todas as etapas do ciclo vital (infância, adolescência, fase adulta e velhice) desde o período pré-natal até a morte e seus aspectos relacionados. Esta linha contempla ainda a saúde mental, saúde bucal, doença e agravos não transmissíveis, desenvolvimento humano, questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia, situações de vulnerabilidade, as especificidades e as diversidades.

 

Avaliação de Serviços e Tecnologias em Saúde

Com objetivo de contribuir para a melhora da efetividade, eficiência e qualidade dos serviços de saúde, esta linha de pesquisa abrange estudos sobre a utilização, a qualidade e os custos dos serviços e tecnologias em saúde além da avaliação de políticas e programas de saúde.

 

Promoção e Educação em Saúde

Esta linha tem foco na Educação em Saúde para garantia do direito à saúde e fortalecimento de ações, serviços e políticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população e diminuição das desigualdades sociais. Objetiva fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área, visando a transformação das práticas de saúde em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho buscando a integração ensino-serviço-comunidade. Abrange as dimensões de Educação Permanente em Saúde e Educação Popular em Saúde através de pesquisas científicas, produção técnica/tecnológica e intervenções com base nas etapas do ciclo vital.