Professor da UCPel finaliza pós-doutorado na Universidade do Texas

O professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel), Jean Pierre Oses, retornou recentemente de uma estadia na Universidade do Texas (UTHealth, The University of Texas), nos Estados Unidos. Oses finalizou seu trabalho de pós-doutorado sobre o envolvimento do sistema inflamatório no transtorno bipolar. 
O PPGSC da Católica, através dos professores Jean Pierre Oses, Ricardo Silva, Luciano Souza e Karen Jansen, colabora frequentemente com o Departamento de Psiquiatria da UTHealth. Durante os seis meses de estudo, o professor da UCPel aproveitou também para aprofundar seu conhecimento sobre a utilização do aparelho Luminex – recentemente adquirido pela Católica para realizar diferentes tipos de análises bioquímicas. “Esse equipamento é capaz de fazer múltiplas análises de parâmetros inflamatórios”, explica. 
De acordo com Oses, diversos estudos apontam que alterações inflamatórias podem atuar em transtornos mentais. “Minha estadia lá teve como intenção compreender melhor esse tema além de começar a estudar outros parâmetros bioquímicos”, diz. O envolvimento do lactato em processos inflamatórios também passou a ser o assunto de uma nova pesquisa. 
O diretor do departamento de psiquiatria da UTHealth, João de Quevedo, e o diretor do Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Flávio Kapczinski, foram os orientadores do trabalho de pós-doutorado de Oses.  A professora da UCPel, Karen Jansen, também realizou seu pós-doutorado na universidade americana. 
Convênio entre as instituições        
Oses ainda trouxe uma carta da universidade americana para iniciar o trâmite de assinatura de um convênio entre as duas instituições. O acordo facilitará o intercâmbio de pesquisadores e estudantes dos dois países e deverá aumentar o número de trabalhos publicados no Programa da UCPel, que já é um dos grupos mais produtivos da Instituição. 
Com o convênio, o PPGSC será internacionalizado, um dos quesitos avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para aumentar o conceito do programa. “A avaliação é feita dependendo de várias questões, entre elas a internacionalização, e com esse acordo aumentamos a nossa chance de obter o conceito 6”, disse. 
Sobre a UTHealth
A UTHealth, The University of Texas, é um completo centro de saúde acadêmico localizado no Texas Medical Center, Houston, considerado o maior centro médico do mundo. O complexo é formado por diversas universidades que trocam informações entre si. Pesquisadores de múltiplas nacionalidades atuam no local, que também é centro de referência tecnológica para a área da saúde.

foto da notícia

Powered by WPeMatico