Linhas de pesquisa

Avaliação de Composição Corporal e Nutricional

Estudo de novas metodologias para avaliação de composição corporal, bioimpedância elétrica, e estado nutricional, bem como as conseqüências da desnutrição em pacientes clínicos e cirúrgicos.

Avaliação de Serviços de Saúde

Investigações sobre avaliação de políticas, programas e serviços de saúde, com destaque para a atenção básica e a atenção psicossocial aos portadores de sofrimento psíquico nos CAPs.

Epidemiologia

Investiga-se: desigualdade social e saúde, com ênfase no crescimento e desenvolvimento infantil, e aplicação da epidemiologia em políticas de saúde; construção e adaptação de escalas de medidas em saúde; epidemiologia do comportamento aditivo.

Microscopia Eletrônica de Transmissão de Genodermatoses

Descrever aspectos ultraestruturais de enfermidades genéticas e inflamatórias com utilização das microscopias eletrônicas de transmissão de varreduras.

Neurociência

Visa estudar a neurobiologia dos estados fisiológicos e patológicos através de estudos comportamentais e neuroquímicos, utilizando modelos pré-clínicos e clínicos. Investiga a neurobiologia de comportamentos sociais, do aprendizado e memória, do desenvolvimento, da injúria neural, e dos transtornos psiquiátricos.

Avaliação Biológica em Estudos Pré-Clínicos

Avaliação do status molecular, celular, bioquímico e fisiológico em modelos animais e cultivo celular.

Saúde Materno-Infantil

Avaliar indicadores de saúde materno-infantil e investigar fatores relacionados à morbi-mortalidade materno e infantil.

Psicologia da Saúde

A linha de pesquisa em Psicologia da Saúde é uma área interdisciplinar  com o objetivo de compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença.

Biomarcadores de Injúria Cerebral

Busca por marcadores biológicos mensuráveis como indicadores de um processo biológico normal, ou frente a um evento patológico, resposta fisiológica, transtorno ou intervenção. Assim, objetiva investigar possíveis marcadores biológicos que possam proporcionar uma visão ou perspectiva da resposta do sistema nervoso central a um evento estressor.

Neurobiologia do Estresse e Associação com o Comportamento Alimentar Durante as Fases do Desenvolvimento

Estudos de marcadores biológicos envolvidos nos desfechos neurobiológicos, relacionados tanto com o eixo Hipotálamo-Pituitária–Adrenal quanto com o comportamento alimentar em modelos animais e em seres humanos  durante o período neonatal, puberdade e idade adulta. Esta linha de pesquisa envolve as áreas de bioquímica e neurociências.

Epidemiologia da Saúde Bucal

Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à epidemiologia populacional e clínica, ao estudo das desigualdades em saúde bucal e à aplicação da epidemiologia em políticas de saúde.

Transtornos de Humor

Epidemiologia, fisiopatologia e tratamento para transtornos de humor. Tem por objetivo descrever a prevalência e fatores psicossociais e biológicos dos transtornos de humor, bem como, avaliar a eficácia de modelos de intervenção. Além disso, busca por preditores de neuroprogressão no transtorno bipolar.

Pesquisa Clínica

Desenvolvimento de ensaios clínicos controlados e randomizados, estudo de coorte, caso-controle e transversais com objetivo de investigar temas e assuntos específicos relacionados a epidemiologia, diagnóstico e tratamento de doenças em pacientes clínicos ou cirúrgicos, atendidos em ambiente ambulatorial ou hospitalar.