Linhas de pesquisa

Aspectos Clínicos e Epidemiológicos da Doença Renal

Pesquisa clínica (ensaios clínicos e estudos observacionais) com investigação da doença renal crônica (DRC) pré-dialítica, dialítica (hemodiálise e diálise peritoneal) e após transplante renal, com ênfase nas respostas cardiovasculares a hemodiálise, análises de sobrevida e preditores de desfechos, adequação da diálise, capacidade funcional e qualidade de vida. As diferentes modalidades de exercícios físicos aplicados a pacientes portadores de DRC e seu impacto prognóstico em sobrevida, qualidade de vida, capacidade funcional, marcadores inflamatórios, de estresse oxidativo e hormônios, entre outros desfechos, tem sido especialmente investigadas. A linha contempla também a pesquisa em lesão renal aguda, especialmente em Unidade de Terapia Intensiva, com foco em estado de hidratação e sua mensuração e sobrevida e seus preditores.

Aspectos Epidemiológicos na Saúde

Investigar a ocorrência, a distribuição e os determinantes de doenças, agravos e eventos relacionados à saúde, com foco nas desigualdades sociais em saúde, na nutrição humana, nas doenças crônicas não transmissíveis, na saúde bucal e na COVID-19, e avaliar políticas, programas e serviços de saúde.

Avaliação de Composição Corporal e Nutricional

Uso de ferramentas de avaliação nutricional e composição corporal em estudos populacionais e situações clínicas e suas associações com diversos desfechos

Microscopia Eletrônica

Descrever aspectos ultraestruturais de enfermidades genéticas e inflamatórias cutâneas, bem como de tricoses, com utilização das microscopias eletrônicas de transmissão, com seus resultados bidimensionais e também com os aspectos tridimensionais, fornecidos pela microscopia eletrônica de varredura.

Neurociência

Esta linha possui enfoque no comportamento, neuroendocrinologia, neurofisiologia, neurofarmacologia, neuroquímica, neuroimunologia, considerando aspectos moleculares, genéticos, fisiológicos e patológicos

Saúde Materno-Infantil

Avaliar indicadores de saúde materno-infantil e investigar fatores relacionados à morbi-mortalidade materno e infantil.

Pesquisa Experimental Aplicada à Saúde

Com enfoque nos mecanismos moleculares, celulares e bioquímicos em análises ex vivo e in vitro aplicados a compreensão dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nas patologias.

Psicologia da Saúde

A linha de pesquisa em Psicologia da Saúde é uma área interdisciplinar com o objetivo de compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença.

Transtornos de Humor

Epidemiologia, fisiopatologia e tratamento para transtornos de humor. Tem por objetivo descrever a prevalência e fatores psicossociais e biológicos dos transtornos de humor, bem como, avaliar a eficácia de modelos de intervenção. Além disso, busca por preditores de neuroprogressão no transtorno bipolar.