Presidente da Capes elogia impacto da produção científica da UCPel

Durante visita realizada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves, elogiou o desempenho do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento. O gestor informou que o impacto da produção científica dos PPG’s da Católica tem uma média superior de aproveitamento quando comparado às demais universidades nacionais.
Ao apresentar o Saúde e Comportamento a Neves, a coordenadora do curso, professora Gabriele Ghisleni, lembrou do histórico do curso, iniciado em 1994 como Mestrado em Saúde Mental. A partir de uma readequação, no ano de 2001, obteve nota 5 do MSC, o que possibilitou a abertura do doutorado. De acordo com a coordenadora, hoje o curso trabalha para obter a nota 6 na próxima avaliação.
Gabriele também mostrou a inserção do Programa na graduação, com bolsistas de iniciação científicas nos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia e Psicologia. Falou ainda sobre a inserção do programa no âmbito social, através de projetos voltados à saúde da população; e a integração existente com o Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, com o desenvolvimento de projetos na área da engenharia aplicadas à saúde, e com o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).  
Na avaliação de Neves, o Programa está indo muito bem devido à estrutura ter uma grande ramificação em cursos de graduação. “Acho que o Saúde e Comportamento entendeu o atual momento vivido pela Universidade e conseguiu se multiplicar”, comentou.   
O programa possui parceria com universidades regionais, nacionais e internacionais. Federal de Pelotas, Embrapa, Federal do Rio Grande do Sul, Católica do Rio Grande do Sul, Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo estão entre elas. No âmbito internacional, a Universidade do Texas (UTHealth, The University of Texas) vem recebendo professores do Programa para a realização de pós-doutorado. A colaboração do Programa para o Departamento de Psiquiatria da UTHealth também ocorre frequentemente.  

foto da notícia

Powered by WPeMatico