PPGSC/UCPel recebe visita de doutorando da Ufal

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) recebeu a visita do doutorando da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Antônio Fernando Xavier Júnior. O discente faz parte de um grupo de pesquisa sobre as comunidades Quilombolas e participou de um treinamento com o propósito de unificar dados do projeto sobre a temática.
A UCPel faz parte de um projeto de pesquisa multicêntrico com as comunidades remanescentes de Quilombos, coordenado pelo professor Aroldo Ferreira (Ufal). Estão juntos na pesquisa os centros de estudos do Rio de Janeiro, Goiás e Alagoas. O objetivo do projeto multicêntrico é agregar todos os dados para obter a realidade destas comunidades nestes quatro centros. 
O doutorando avalia a visita como produtiva e destaca que através de ações como esta o conhecimento acadêmico aumenta. “Esta articulação interinstitucional promove o crescimento a partir do momento que venho para cá e consigo aprender e desenvolver certas análises”, afirma. 
Durante a semana de atividades, Antônio pode ampliar seus conhecimentos referentes à análise e gerenciamento de banco de dados. O doutorando conta que conheceu um pouco da história vinculada aos estudos epidemiológicos, na perspectiva de estudos de coorte. “Este estudo é muito importante na área e muito forte no Brasil. Conviver um pouco neste contexto foi muito importante”, finaliza. 
Redação: Rafaela Rosa

foto da notícia

Powered by WPeMatico