Pesquisa do curso de Psicologia é destaque em congresso mundial

O curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi destaque no Congresso Brain 2017 (Congresso Mundial sobre Cérebro, Comportamento e Emoções) devido à pesquisa que procurou entender quais são os fatores responsáveis pelo abandono de terapia por pessoas com depressão. O evento ocorreu em Porto Alegre, de 14 a 17 de junho, e reuniu neurologistas, psiquiatras, geriatras, neuropsicólogos, neurocirurgiões funcionais, neurocientistas básicos e outros profissionais de áreas afins.
O estudo conduzido por acadêmicos da UCPel pesquisou os fatores associados ao abandono de terapia por pacientes diagnosticados com transtorno depressivo maior.  A taxa de abandono apontada pela pesquisa foi de 41.9%, com maior índice entre as mulheres devido à realização de tarefas simultâneas de estudo ou trabalho no momento da psicoterapia. Possuir filhos e pertencer às classes socais D e E também foram fatores que incentivaram a desistência.
Participaram da pesquisa 252 pessoas portadoras do transtorno depressivo. Elas foram divididas em dois grandes grupos e tratadas através da Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicoterapia Dinâmica Suportiva-Expressiva. Para coletar os dados, foram realizadas entrevistas utilizando testes psicológicos.
Conforme explica o professor da UCPel, Luciano Souza, a Terapia Cognitiva-Comportamental tem como base o estudo do comportamento e do pensamento como alternativa para modificar suas disfunções. Já a Psicoterapia Dinâmica Suportiva-Expressiva é mais voltada para a psicanálise, para o ego, defesas, ou seja, o inconsciente.
Um dos fatores recorrentes durante o processo de psicoterapia é o abandono. Outros estudos apontam que cerca de 17,5% das pessoas que iniciam tratamento, eventualmente, o abandona. O docente da UCPel destaca que o abandono pode causar ainda mais dano para a pessoa, bem como para todas as partes envolvidas no processo de psicoterapia. “É importante ao psicólogo clínico se atentar aos dados encontrados no estudo e os pacientes estarem dispostos a uma comunicação clara e resolutiva com seus terapeutas, para assim se evitar o abandono”, salienta. O estudo foi conduzido entre os anos de 2012 e 2015. 

Vestibular de Inverno 2017
A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação com 10 datas disponíveis para a realização da prova. Mais informações estão disponível em ucpel.edu.br/vestibular.  

foto da notícia

Powered by WPeMatico