O Jogo Mortal: Baleia Azul e o Pensamento Suicida

Uma notícia falsa de uma jovem que cometeu suicídio na Rússia pelo jogo chamado “Baleia Azul” começou a divulgação internacional de um jogo que acabou se tornando real. Este jogo vem sendo muito comentado por causar a morte de crianças e adolescentes pelo mundo todo. Trata-se de um conjunto de 50 desafios, onde a pessoa que participa do jogo deve segui-los conforme a ordem do “curador”.

Dentre os desafios estão: realizar tarefas as 4:20 da manhã, desenhar uma baleia azul, escrever em uma rede social “#i_am_whale” (que em português significa “Eu sou uma Baleia”), realizar vários cortes e furos nas mãos, braços e lábios (com facas, navalhas e agulhas), subir em locais muito altos e ficar na borda por alguns minutos, não falar com ninguém o dia todo e, o desafio final, é tirar a própria vida. Todas as tarefas são comandadas pelo “cuidador” que investiga sobre o a vida do participante e pede uma foto ao fim de cada tarefa como prova de sua conclusão.

Este jogo está sendo associado ao suicídio de vários jovens, no entanto fontes afirmam ser comum jovens com ideação juntar-se a grupos na internet onde seus participantes têm o mesmo pensamento. A ideação suicida é quando a pessoa tem a intenção de se matar e pensa fortemente sobre isto. O jogo “Baleia Azul” pode ser um destes grupos, mas não é o único e participar de seus desafios são algumas formas de demonstrar o que o jovem está sentindo e, de certa forma, pedir ajuda.

Uma pesquisa realizada em 2005, pelo Programa de Pós-Graduação da UCPel, identificou uma porcentagem importante de adolescentes entre 11 e 15 anos com ideações suicida na cidade de Pelotas-RS. O estudo contou com 1145 adolescentes de partes sorteadas da cidade, dentre estes, 14,1% apresentaram ideação suicida nos trinta dias anteriores a entrevista, ou seja, 146 adolescentes entre 11 e 15 anos pensaram em tirar a própria vida.

Alguns outros fatores também foram investigados e relacionados com as ideações, como ser do sexo feminino, principalmente as sexualmente ativas, usar álcool e drogas bem como ter um provável problema de saúde mental (sintomas depressivos ou Transtorno de Conduta). O Transtorno de Conduta é uma alteração no comportamento onde a criança/adolescente age de forma agressiva, desafiante, contra as regras.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, alguns comportamentos que indicam que a pessoa pensa em tirar a própria vida seriam: Frases de alarme (“não aguento mais”, “eu queria sumir” e “eu quero morrer”), mudanças inesperadas (como perda de interesse por coisas que gostava), problemas de saúde mental e uso de drogas, tentativas anteriores de suicídio, fingir uma melhora inesperada.

Muitas pessoas pensam que estes jovens querem apenas chamar a atenção quando na verdade estão sofrendo intensamente. Deve-se ter cuidado, prestar atenção em sinais que possam estar relacionados a estes pensamentos, não deixar a pessoa sozinha, tirar ferramentas que possam ser perigosas, conversar deixando que a pessoa fale e tomas providências, como buscar a ajuda de profissionais. É importante buscar ajuda precocemente nestas situações. Para isso o Centro de Valorização da Vida (http://www.cvv.org.br/) disponibiliza um telefone para contato de pessoas em sofrimento que pensam em acabar com sua vida – disque 141.