
O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) por meio da disciplina de Genética, promove no dia 6 de junho, às 19h30min, a palestra “Avanços em Genodermatoses” no Auditório Dom Antônio Zattera. O evento visa promover um maior conhecimento sobre a aplicação da genética em diversas especialidades médicas, aumentando a conscientização sobre a importância da área no diagnóstico precoce, na prevenção e no tratamento de doenças.
A palestra será conduzida pelo professor Dr. Hiram Larangeira de Almeida Júnior, médico dermatologista e docente adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da UCPel. O tema apresentado traz a sua experiência no diagnóstico e no tratamento de doenças raras de pele, denominadas genodermatoses, grupo heterogêneo de doenças hereditárias que afetam a pele e/ou os seus apêndices, trazendo uma abordagem genética de tais condições.
Gabriele Cordenonzi, também professora do PPGSC, destaca que o estudo da genética é vital para a compreensão da diversidade, da hereditariedade e das predisposições a doenças – elementos que afetam diretamente a saúde da população. “A palestra fomenta e valoriza a pesquisa clínica realizada na instituição coordenada pelo professor, em parceria com a Universidade de Freiburg, na Alemanha, na busca da compreensão de mutações genéticas para casos raros de pele na população do Sul do Rio Grande do Sul”, aponta.
A palestra tem como público-alvo os acadêmicos do curso de Medicina, além de ser aberta aos interessados da área da saúde em geral que queiram se inscrever. A inscrição pode ser feita através deste link.
Redação: Vanessa Ferro