Acadêmico da UCPel fica em 1° lugar em congresso brasileiro

29022102013095903
Com apenas 20 anos, o acadêmico do terceiro ano do curso de Medicina e bolsista de iniciação científica do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Eduardo Schuch, acaba de conquistar uma importante premiação. Ele ficou em primeiro lugar na apresentação livre do 12° Congresso Brasileiro de Clínica Médica.
O trabalho premiado – Disfunção imune em transtorno de humor bipolar e risco de suicídio: associação entre hormônio liberador da corticotrofina e interleucina-1b – foi elaborado com base no banco de dados do Laboratório de Neurociências Clínicas da UCPel.
Sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o evento, que ocorreu de 09 a 12 de outubro, é organizado em parceria entre a Diretoria da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e a Diretoria Regional da Sociedade.
Com o objetivo de investigar a relação entre níveis periféricos do hormônio liberador da corticotrofina (CRH) e interleucina-1B em pacientes com transtorno de humor bipolar, a pesquisa envolveu 120 adultos da cidade de Pelotas, sendo as informações mensuradas por entrevista diagnóstica. “O estudo contribui para o melhor entendimento da doença e para futuras aplicações em medicamentos”, ressalta Schuch.
Conforme explica a orientadora da bolsa de pesquisa de Eduardo, professora Gabriele Ghisleni, o que o Laboratório busca são marcadores biológicos para serem usados em futuros diagnósticos. “As pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório contribuem para o tratamento adequado de diversos tipos de doença. Muitas vezes os bipolares são diagnosticados de forma equivocada. O uso inadequado de um determinado medicamento pode piorar o quadro clínico do paciente”, alerta.
A experiência de Eduardo é um bom exemplo de que todo esforço acadêmico tende a ser recompensado. Além de enaltecer o nome da Universidade e do curso de Medicina em um importante evento científico, o jovem estudante da UCPel recebeu R$ 1.500 reais de premiação.