Mestrando da UCPel defende estudo que visa reduzir tempo de avaliação de teste auditivo

O mestrando de Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Gustavo Ott, defende às 18h desta sexta-feira (17), na sala 309C, estudo que busca qualificar o processo de avaliação auditiva utilizado atualmente. O tema apresentado tem conquistado espaço mundial na busca por soluções que visam gerar mais conforto ao paciente e mais praticidade na realização do exame, sem perder a confiabilidade. 
Atualmente, uma das técnicas aplicadas é a chamada Resposta Auditiva de Estado Estável (RAEE). No entanto, com a tecnologia à disposição no momento, o exame pode levar em torno de uma hora para ser realizado. Esse tempo acaba sendo desgastante, principalmente para pacientes com mobilidade restrita e para crianças que acabam ficando inquietas diante do longo período. 
Para a realização da pesquisa, Ott uniu os conhecimentos de matemática aos de Engenharia Biométrica, área em que já trabalha há mais de 10 anos. A ideia do trabalho desenvolvido na UCPel é que, através de uma técnica matemática baseada em algoritmos, a interpretação que identifica se há uma deficiência auditiva seja feita com poucas amostras. 
Além de levar mais conforto aos pacientes, a diminuição no tempo de conclusão da RAEE também pode ter impacto econômico. Seria possível, dessa forma, que uma clínica realizasse mais exames em determinado período. 
O trabalho de autoria de Ott, intitulado “Performance analysis of a framework for auditory steady-state response detection”, foi realizado com orientação do professor Sérgio Almeida e co-orientação do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Márcio Costa. 
O autor deverá focar futuramente em publicações científicas e dar continuidade ao estudo após o mestrado, com a aplicação prática de um ou mais métodos cujos desempenhos tenham destaque nas métricas de tempo de detecção e complexidade computacional em RAEE’s obtidas em pacientes reais.

Seleção aberta
A UCPel está com período de inscrições para interessados em concorrer a uma vaga em seus programas de pós-graduação stricto sensu. Além do mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, os mestrados e doutorados em Saúde e Comportamento e Política Social, bem como os mestrados em Letras e Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente estão com seleção aberta até segunda-feira (20)
As inscrições devem ser feitas através do site. A taxa de inscrição é de R$ 170. Mais informações podem ser obtidas nos editas, disponíveis no mesmo endereço. 

foto da notícia

Powered by WPeMatico