Disciplinas

Disciplinas ofertadas no 1º semestre

Introdução ao Projeto de Circuitos Integrados

Professores responsáveis: Eduardo Costa

Natureza: Obrigatória

Carga horária: 45h (3 créditos)

Ementa: Projeto de circuitos integrados, Circuitos CMOS, Tecnologia de Fabricação CMOS, Caracterização de Circuitos CMOS, Métodos de Projeto CMOS. Projeto de circuitos na tecnologia FinFET. Caracterização e leiaute de circuitos FinFET. Confiabilidade em tecnologias avançadas. Métodos de projeto em nível de circuito e de leiaute visando circuitos mais robustos.

Sistemas Distribuídos

Professores responsáveis: –

Natureza: Obrigatória

Carga horária: 45h (3 créditos)

Ementa: Fundamentos em sistemas distribuídos; protocolos para interconexão de sistemas computacionais; mecanismos para a aquisição e processamento de informações sensoriadas; ciência de contexto e situação a partir de sensoriamento lógico e físico; metodologias para atuação de forma distribuída; revisão de plataformas de nevoeiro e nuvem para o tratamento de informações coletadas empregando redes de ampla aceitação, dentre as quais a Internet das Coisas; estudos de caso interdisciplinares, explorando aspectos de inovação em áreas de relevância nacional e internacional, com destaque à área de saúde e suas demandas regionais.

Sinais e Sistemas Lineares

Professor responsável: Sérgio Almeida

Natureza: Obrigatória

Carga horária: 45h (3 créditos)

Ementa: Sinais contínuos e discretos no tempo; Sistemas lineares e invariantes no tempo;

Análise de Fourier para sinais de tempo contínuo e discreto no tempo; Transformada de Laplace e transformada z; Transformada de Fourier discreta (DFT) e transformada rápida de Fourier (DFT); Processamento de sinais biomédicos.

Seminários em Engenharia Eletrônica e Computação

Professores responsáveis: Todo o colegiado

Natureza: Obrigatória

Carga horária: 15h (1 crédito)

Ementa: Palestras abordando tópicos de pesquisa em desenvolvimento no programa

ministradas por profissionais regionais, nacionais e internacionais.

Introdução à Inteligência Computacional

Professor responsável: Giancarlo Lucca

Natureza: Optativa

Carga horária: 30h (2 créditos)

Ementa: Definições e aplicações da inteligência artificial; problemas de busca; estratégia de busca sem informação e com informação; busca heurística, busca local e busca competitiva; introdução ao aprendizado de máquina; etapas da resolução de problemas; aprendizado supervisionado, não supervisionado e por reforço; estudo de diferentes algoritmos de aprendizagem; redes neurais artificiais; estudos práticos envolvendo banco de dados e imagens da área da saúde.

Ciência de Dados na Internet das Coisas

Professora responsável: Fernanda Mota

Natureza: Optativa

Carga horária: 30h (2 créditos)

Ementa: Habilitar o aluno em técnicas e ferramentas de preparação e tratamento de dados em ambientes de programação voltados para a análise de dados, tendo como foco dados de sensores físicos e/ou lógicos relacionados a bases de dados em saúde e o processo de pesquisa reproduzível.

Ciência e Tecnologia dos Materiais: Aplicações em Dispositivos Biomédicos

Professora responsável: Chiara do Nascimento

Natureza: Optativa

Carga horária: 30h (2 créditos)

Ementa: Aspectos gerais da nanociência e nanotecnologia aplicado a área da saúde e as

engenharias; métodos de síntese de nanomateriais metálicas e poliméricos; compósitos, híbridos; métodos de caracterização usuais em nanotecnologia como: microscopia eletrônica de transmissão- MET e varredura-MEV, espectrometria de retroespalhamento Rutherford-RBS, medidas elétricas, Difração de Raios-X (XRD), aplicações usando a nanotecnologia em dispositivos para a área da saúde e para as engenharias.

 

Disciplinas ofertadas no 2º semestre

Aplicações da Radiação em Saúde e Eletrônica

Professores responsáveis: Chiara do Nascimento / Everton Granemann

Natureza: Obrigatória

Carga horária: 45h (3 créditos)

Ementa: Radiação Germicida: introdução histórica, conceitos de radiação ionizante e não-ionizante, inativação de microrganismos por ultravioleta, danos e conformações do DNA, RNA e proteínas, leis da fotoquímica, eficiência quântica, radiometria, modelos matemáticos para determinação de dose letal em microrganismos, protocolos de segurança, métodos microbiológicos para ensaios in vitro e in loco, design e modelagem de sistemas de desinfecção por radiação ultravioleta, problemas de otimização com algoritmos genéticos e redes neurais. Radiação para fins energéticos e sustentáveis: introdução histórica, conceitos de radiação solar e efeito fotovoltaico, constituição de células solares: silício cristalizado, monocristalino, policristalino, células de filme fino, silício amorfo, disseleneto de Cobre e Índio (CIS), telureto de cádmio (CdTe), processo de fabricação, características elétricas e curvas IxV de células solares, caracterização e desenvolvimento de células solares.

Sistemas Embarcados

Professor responsável: Lizandro Oliveira

Natureza: Obrigatória

Carga horária: 45h (3 créditos)

Ementa: Introdução aos sistemas embarcados; metodologias para análise de sistemas embarcados; sistemas operacionais e plataformas de programação para sistemas embarcados; sistemas embarcados para operação em neblina (edge computing); sistemas embarcados no cenário da Internet das Coisas e sua integração com a computação em nuvem (cloud computing); estudos de caso envolvendo o emprego de sistemas embarcados em diferentes áreas de aplicação, com destaque às necessidades regionais, dentre as quais aquelas da área de saúde.

Reconhecimento de Padrões

Professores responsável: Sérgio Almeida

Natureza: Optativa

Carga horária: 30h (2 créditos)

Ementa: Introdução ao reconhecimento de padrões; princípios básicos da teoria de classificação; inferência estatística; classificadores lineares, classificadores não lineares; Projeto de modelos de classificação explorando bancos de dados biomédicos.

Sistemas de Informação em Saúde

Professores responsáveis: Lizandro Oliveira / Fernanda Mota

Natureza: Optativa

Carga horária: 30h (2 créditos)

Ementa: Conceitos e organização de um Sistema de Informação em Saúde (SIS); principais tipos de SIS; sistematização de aspectos referentes a dados, informações e conhecimento; aquisição distribuída de informações em SIS; aspectos de inovação e gestão decorrentes do emprego de um SIS; bancos de dados em saúde e sua apropriação por diferentes métodos estatísticos; orientações e procedimentos decorrentes da Lei de Proteção de Dados (LGPD), estudos de caso envolvendo SIS nacionais e/ou internacionais; ensaios e estudos práticos envolvendo informações microrregionais.

Projeto de Circuitos Integrados para Processamento Digital de Sinais

Professor responsável: Eduardo Costa

Natureza: Optativa

Carga horária: 30h (2 créditos)

Ementa: Circuitos integrados digitais. Otimização de Arquiteturas. Metodologias de Projeto. Projeto de Arquiteturas VLSI Dedicadas. Técnicas de Otimização em Arquiteturas VLSI. Aplicações de Arquiteturas VLSI em Processamento de Sinais Biomédicos.

Métodos Matemáticos: Aplicações em Saúde e Eletrônica

Professor responsável: Everton Granemann

Natureza: Optativa

Carga horária: 30h (2 créditos)

Ementa: Problemas seminais matemática e desafios não resolvidos, quatérnions e a origem do cálculo e da álgebra vetorial, determinantes e a visualização geométrica do produto escalar, vetorial e misto, matrizes, autovalores e autovetores, funções e aplicações no MATLAB, decomposição singular, transformada de Fourier e de Wavelet, aplicações de ferramentas matemáticas para banco de dados e sinais elétricos biológicos.