Na quinta-feira (16), ocorre o terceiro encontro do evento Percurso. Promovido pelo Laboratório de Estudos Psicossociais Cidades Seguras e Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (LEPS/PPGPSDH/UCPel), a conversa irá abordar as relações Étnico-Raciais. A atividade será realizada a partir das 18h, na sala 100k do Prédio Santa Margarida.
O debate terá a mediação da professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cassiane de Freitas Paixão, e da mestranda em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e integrante do Movimento Mulheres Negras de Pelotas, Édna Alice Duarte da Rocha. A atividade gratuita é aberta a toda a comunidade interessada em participar.
Até dezembro, o Grupo de Pesquisa da UCPel organiza encontros mensais com as temáticas estudadas – Diversidade, Migrações, Fronteiras, Educação e Segurança Humana. Segundo a coordenadora do LEPS, professora Márcia Esteves de Calazans, as perspectivas de gênero, classe e das relações étnico-raciais permeiam todas as áreas abordadas. “Entendo que não há como desenvolver pesquisa sem estas categorias presentes frente às questões, fenômenos e impactos impostos pelo capital e sua sofisticação”, explica.