Matriz Curricular

Nova matriz curricular – 2017/1

Nome da Disciplina

Ementa

Número de créditos

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Metodologia da pesquisa social

(Obrigatória Mestrado)
(Optativa Doutorado)

Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim, Weber e Bourdieu; modalidades de pesquisa social; estruturação e elaboração do projeto de pesquisa.

3

Política social: concepções e tendências

(Obrigatória Mestrado e Doutorado)

Obinômio Estado e política social a partir de sua trajetória histórica – da perspectiva liberal até ao neoliberalismo e os modelos mistos de proteção social. Elementos constitutivos e as funções da Política Social nas sociedades capitalistas; análise do Estado de Bem Estar Social: expansão e crise; o debate contemporâneo, as tendências e críticas ao padrão atual da Política Social; as políticas sociais nos países de capitalismo central e as particularidades da América Latina.

3

Sociedade, Estado e Questão Social

(Obrigatória Mestrado e Doutorado)

Concepções sobre a origem do Estado; o Estado a partir da perspectiva liberal e da perspectiva marxista; a objetivação do capitalismo na América Latina e a questão social; o desenvolvimento do Estado na sociedade capitalista e as expressões da questão social; Estado e classes sociais; concepções elitistas e pluralistas; os tipos de Estado na América Latina: hegemonia e conflito; a economia política e os modelos de pensamento econômico no Brasil.

3

História e positivação dos Direitos Humanos (Obrigatória Doutorado) Genealogia do paradigma Ocidental dos Direitos Humanos; os Direitos Sociais e a nova compreensão dos Direitos Humanos; limites e possibilidades dos Direitos Humanos no cumprimento das promessas modernas; teoria crítica dos Direitos Humanos; globalização e Direitos Humanos; constitucionalismo e efetivação de Direitos; possibilidades latino-americanas de revisita ao paradigma dos Direitos Humanos.

3

Tópicos Avançados em Política Social (Obrigatória Doutorado) Enfoques teórico-metodológicos relevantes em Política Social; discussão de temas emergentes da atualidade; controvérsias intelectuais e políticas, propostas de governo ou da sociedade civil.

3

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Direitos e Políticas Sociais em Regiões de Fronteira Concepções e tendências do debate acerca da cidadania; territórios e fronteiras; acordos e pactos internacionais; impasses da proteção social em regiões fronteiriças; implementação de programas sociais em regiões de fronteiras e os desafios éticos para a ação profissional

2

Cultura Política e Movimentos Sociais na América Latina A formação cultural da América Latina; intervenções do Estado e movimentos sociais; populismo, ditaduras militares, fascismo, redemocratizações; participação e cultura política; partidos políticos na América Latina; política e ética; os movimentos sociais no continente latino-americano.

2

Políticas Setoriais no Brasil Análise da formulação, implantação e características de políticas setoriais, tais como: habitação, segurança, idoso, criança e juventude; outras políticas considerando o interesse docente e discente e as particularidades nacionais e regionais, escolhidas no semestre.

2

Abordagens Qualitativa e Quantitativa em Pesquisa Social Abordagem qualitativa na produção do conhecimento; principais tipos de investigação qualitativa em pesquisa social; técnicas e procedimentos de coleta de dados; técnicas e procedimentos de análise e interpretação; construção do corpus de pesquisa qualitativa.
Abordagem quantitativa na produção do conhecimento; métodos quantitativos de pesquisa; delineamento de estudos; amostragem e processo amostral; manipulação de banco de dados; princípios básicos de análise e apresentação de dados quantitativos.

3

Tópicos Especiais em Serviço Social A reconstrução dos objetos de intervenção do serviço social no campo das políticas sociais; desafios ao exercício profissional do assistente social na atualidade; transformações societárias e condições de trabalho do assistente social na contemporaneidade; prática profissional e consolidação do Projeto Ético Político Profissional.

2

Trabalho e Políticas Sociais O valor do trabalho; a origem do trabalho assalariado; o trabalho assalariado e o processo de extração de mais valia; as diversas formas de acumulação do capital; trabalho produtivo e trabalho improdutivo; trabalho material e imaterial; o debate sobre a centralidade do mundo do trabalho; metamorfoses do mundo do trabalho e a crise do sindicalismo; as políticas sociais no atual contexto do mundo do trabalho.

2

Direitos Humanos e Cidadania História da cidadania e dos direitos humanos na contemporaneidade; percepção dos Direitos Humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito; os movimentos sociais e a emergência de sujeitos coletivos de Direito; novos sujeitos de direitos; critérios para a elaboração de um programa de Direitos Humanos na perspectiva de construção e reconstrução das democracias latino-americanas.

3

Análise e Avaliação de Políticas Sociais: Aspectos Conceituais e Metodológicos Concepção de Política Pública enquanto campo de poder e relação com a pesquisa analítica e avaliativa de Programas e Políticas Sociais; avaliação política da função avaliação no Brasil; análise de Políticas e Programas Sociais; pesquisas avaliativas de Políticas e Programas Sociais; trajetória, fundamentos e conceitos básicos em avaliação de políticas; crítica da avaliação clássica; tipos de avaliação; informes de término e de avaliação de projetos; monitoramento: finalidades, sistemas, atores e metodologias.

2

Gestão e Controle Social de Políticas Públicas A relação do Estado e sociedade civil e a sua incidência no tipo de controle social; o processo de democratização no Brasil e os impactos na gestão das políticas sociais; descentralização político-administrativa e os novos desenhos institucionais das políticas sociais; os espaços e instrumentos de democratização e controle das políticas sociais: conselhos, fóruns, conferências, orçamento participativo, audiências públicas, ouvidoria; construção, contradições e avanços do processo participativo na proteção social de países do MERCOSUL; limites e possibilidades do controle social democrático no Brasil.

2

Política de Assistência Social e Programas de Transferência de Renda O processo histórico da política de Assistência Social brasileira; a organização da PAS a partir do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Programas de Transferência de Renda (PRTs) como estratégias de enfrentamento da pobreza; PRTs em áreas de fronteira; a centralidade da família na política de Assistência Social e nos PRTs.

2

Políticas de Saúde História e fundamentação do sistema de saúde brasileiro; políticas de áreas específicas na saúde; financiamento, modelos de políticas de saúde utilizados no Brasil e no mundo; Políticas de Saúde Mental.

2

Política da Educação A descolonização do saber; A educação como reprodutora das relações sociais capitalistas; educação como estratégia contra hegemônica; Política da educação no contexto das políticas públicas; fundamentos da política da educação numa perspectiva histórica.

2

Questão Agrária e Política Agrícola A questão agrária no Brasil; o processo de industrialização e a estrutura fundiária no Brasil; a questão da reforma agrária; agricultura familiar e o meio-ambiente; os movimentos sociais no campo; a questão agrária em contextos de fronteira.

2

Teorias Sociológicas na Contemporaneidade A importância e a atualidade das Teorias Sociológicas Clássicas (Marx, Durkhein e Weber). Teorias sociológicas contemporâneas (autores escolhidos). Complexidade e seu enfrentamento. Teorias Sociais no Brasil e na América Latina. Fronteira como categoria nas Ciências Sociais

2

Cidades e Territorialidades A construção social da cidade, Êxodo rural e urbanização; direito à cidade; modos de existir na cidade; território.

2

Desenvolvimento e Economia Política na América Latina Padrões de dominação social, econômica e política na América Latina; economia política e desenvolvimento econômico na América Latina. Estado brasileiro: do Desenvolvimentismo ao modelo liberal periférico; políticas Sociais e capitalismo dependente; desenvolvimento e a questão ambiental.

2

Democracia, Direitos Fundamentais e Sociais Tradições e teorias da democracia; participação e cultura cívica;  novos formatos da participação política; direitos fundamentais e sociais em suas relações com a democracia; as modernas democracias: novos desafios e experiências; questões teóricas e metodológicas para a análise das democracias brasileira e latino-americanas.

3

Estado, Direito e Política

 

O Estado, sua estrutura, sua funcionalidade e suas transformações, bem como as especificidades na realidade latino-americana e brasileira; as dinâmicas de poder que constituem nas relações entre o Estado e Sociedade, com foco na realidade periférica; o papel cumprido pelo Direito, em suas variadas e plurais expressões, frente às diferentes formas de governo e/ou governamentalidade.

3

Estado, Acesso e Administração da Justiça As transformações neoliberais do Estado, bem como as especificidades desse fenômeno na realidade latino-americana e brasileira; as dimensões desse processo no que diz respeito ao acesso à justiça, a administração da justiça enquanto organização política e profissional, dirigida à produção de serviços especializados, bem como no que se relaciona aos mecanismos dirigidos à “solução” de conflitos.

3

Questão social, colonialismos e perspectivas latino-americanas Capitalismo e Questão social na América Latina; diferentes formulações da questão social; o sistema-mundo moderno colonial, capitalismo e a crítica pós-colonial; teorias da exclusão e capitalismo: paradigmas; a assimetria Norte-Sul; lutas sociais, resistências e interculturalidade: abordagens latino-americanas no capitalismo latino-americano.

3

Tópico Especial Esta disciplina atende a interesses específicos e receberá denominações diferenciadas. Poderá equivaler de 1 a 3 créditos. A ementa e bibliografia deverão ser previamente aprovadas pelo Colegiado do PPG e pelo CPPGSS.

1 a 3

Atividades Complementares  

M
1 a 3

D
1 a 4

Seminário de projetos  

3