Projeto de Extensão em Relações Étnico-Raciais da UCPel promove segundo encontro on-line

O Projeto de Extensão em Relação Étnico-Raciais da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) retomou os encontros no formato online, através da plataforma do Google Meet. O próximo ocorrerá nesta quinta-feira (14), às 18h, para analisar os capítulos 1 e 2 do livro Tornar-se Negro, de Neusa Santos Souza. A atividade é aberta à comunidade interessada e o livro foco do debate está disponível neste link

Conforme a professora Carla Ávila, a intenção é promover encontros nas quintas-feiras a cada 15 dias, sempre entre 18h e 19h, sobre um capítulo da publicação. No dia 28 de maio, será debatido o capítulo 3; no dia 11 de junho o capítulo 4, no dia 25 de junho o capítulo 5; em 2 de julho o 6; em 16 de julho o capítulo 7 e no dia 30 de julho o capítulo 8 juntamente com a finalização do encontro no primeiro semestre.

A partir da leitura de livros sobre as relações étnico-raciais e conversas, o projeto busca abordar o racismo através da perspectiva científica. De acordo com Carla, para este semestre foi escolhido um livro da Neusa Santos Souza pela autora analisar o racismo a partir de uma dimensão mais psíquica. “Neusa é uma psicanalista e aborda como o racismo estrutural acaba afetando os processos de identificação do ser negro na sociedade brasileira”, comenta.

O primeiro encontro do grupo em 2020 reuniu 12 pessoas. A intenção agora é firmar a nova forma de encontro através da internet. “Durante o período da quarentena essa é uma forma de seguir com os encontros e firmar esse novo canal que a UCPel tem para continuar promovendo o debate e a análise”, diz. 

O encontro do dia 14, pode ser acessado por esse link: meet.google.com/dkf-vwmv-sxy

Redação: Rita Wicth – MTB 14101