GITEP e GESP do PPGPSDH/UCPel atuam na construção de políticas públicas em Pelotas

Nesta semana, através do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) e Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP), o Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) se reuniu com órgãos municipais. Em duas ocasiões, assuntos como assédio, violência sexual e valorização das Guardas Municipais foram abordados na Câmara de Vereadores e Secretaria de Segurança Pública.
O primeiro encontro ocorreu quarta-feira (20) na Câmara de Vereadores, e tratou da Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e Violência Sexual em Pelotas. Os pesquisadores integram a Comissão de Pesquisa da Campanha, a qual será responsável por duas pesquisas sobre vitimização em assédio e violência sexual. Representantes da Prefeitura e de partidos políticos também fazem parte da Comissão.
Em reunião na Secretaria de Segurança Pública de Pelotas, na quinta-feira (21), os grupos de pesquisa do PPGPSDH iniciaram a planejar um evento com foco nas Guardas Municipais, programado para o segundo semestre do ano. De acordo com o professor Luiz Antonio Chies, a ideia é um seminário em nível estadual, com intuito de valorização, discussão e proposição de agenda acerca de políticas de integração das Guardas Municipais com foco na Zona Sul e Fronteira Sul.
Conforme Chies, uma das metas do PPGPSDH é impactar a realidade social e contribuir na formulação de políticas públicas e sociais. Essa característica tem levado grupos como o GITEP e GESP a buscar protagonismo e estar presente nas pautas atuais. “A UCPel tem essência comunitária e a nossa atuação tem sido com a compreensão do compromisso que a Universidade tem com a realidade social, comunidade e região de ser produtora de conhecimento e gerar impacto positivo na agenda de políticas públicas”, explica.
Redação: Piero Vicenzi