Disciplinas

Mestrado em Política Social e Direitos Humanos

O currículo do Curso de Mestrado em Política Social e Direitos Humanos da UCPel compreende disciplinas gerais e disciplinas específicas.

As disciplinas gerais (obrigatórias) são as que constituem a base teórica do Curso e oferecem uma visão ampla das Linhas de Pesquisa do Programa.

As disciplinas específicas (optativas) constituem-se no objeto da Linha de Pesquisa escolhida pelo aluno e são a ele oferecidas para completar os créditos do Curso.

 

Para o Curso de Mestrado em Política Social e Direitos Humanos são exigidos o cumprimento de 30 (trinta) créditos. São eles:

9 (nove) créditos em disciplinas obrigatórias

15 (quinze) créditos em disciplinas eletivas

6 (seis) créditos em Orientação de Dissertação.

 

Disciplinas Obrigatórias do Mestrado em Política Social e Direitos Humanos

Ano do Currículo: 2021/1     Versão: M209

 

Política Social: Concepções e Tendências (P10201)

Créditos: 03

Ementa: Estudo sobre o binômio Estado e Política Social a partir de uma perspectiva histórica, desde a perspectiva liberal até ao neoliberalismo e os modelos mistos de proteção social. Indicação dos elementos constitutivos e das funções da Política Social nas sociedades capitalistas. Análise do Estado de Bem Estar Social – expansão e crise, incluindo o debate contemporâneo, as tendências e críticas ao padrão atual da Política Social.

 

Sociedade, Estado e Questão Social (P10202)

Créditos: 03

Ementa: Concepções sobre a origem do Estado; o Estado a partir da perspectiva liberal e da perspectiva marxista; a objetivação do capitalismo na América Latina e a questão social; o desenvolvimento do Estado na sociedade capitalista e as expressões da questão social; Estado e classes sociais; concepções elitistas e pluralistas; os tipos de Estado na América Latina: hegemonia e conflito; a economia política e os modelos de pensamento econômico no Brasil.

 

Metodologia da Pesquisa Social (P50201)

Créditos: 03

Ementa: Introdução à metodologia da pesquisa social. Tipos de Pesquisa. Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim e Weber. Elaboração e estruturação do projeto de pesquisa. Técnicas para coleta de dados. Técnicas para análise de dados. Questões éticas em pesquisa.

 

Disciplinas Optativas do Mestrado em Política Social e Direitos Humanos

Ano do Currículo: 2021/1     Versão: M209

 

Abordagem Qualitativa e Quantitativa em Pesquisa Social (P20201)

Créditos: 03

Ementa: Abordagem qualitativa na produção do conhecimento; principais tipos de investigação qualitativa em pesquisa social; técnicas e procedimentos de coleta de dados; técnicas e procedimentos de análise e interpretação; construção do corpus de pesquisa qualitativa. Abordagem quantitativa na produção do conhecimento; métodos quantitativos de pesquisa; delineamento de estudos; amostragem e processo amostral; manipulação de banco de dados; princípios básicos de análise e apresentação de dados quantitativos.

 

Cultura Política e Movimentos Sociais na América Latina (P20203)

Créditos: 02

Ementa: A formação cultural da América Latina; intervenções do Estado e movimentos sociais: populismo, ditaduras militares, fascismo, redemocratizações; participação e cultura política; partidos políticos na América Latina; política e ética; os movimentos sociais no continente latino-americano.

 

Cidades e Territorialidades (P20215)

Créditos: 02

Ementa: A construção social da cidade, Êxodo rural e urbanização; direito à cidade; modos de existir na cidade; território.

 

Desenvolvimento e Economia Política na América Latina (P20216)

Créditos: 02

Ementa: Padrões de dominação social, econômica e política na América Latina. Economia política e desenvolvimento econômico na América Latina. Estado brasileiro: do Desenvolvimentismo ao modelo liberal periférico. Políticas Sociais e capitalismo dependente. Desenvolvimento e a questão ambiental.

 

Questão Social, Colonialismos e Perspectivas Latino-Americanas (P20220)

Créditos: 03

Ementa: Capitalismo e Questão social na América Latina; diferentes formulações da questão social; o sistema-mundo moderno colonial, capitalismo e a crítica pós-colonial; teorias da exclusão e capitalismo: paradigmas; a assimetria Norte-Sul; lutas sociais, resistências e interculturalidade: abordagens latino-americanas no capitalismo latino-americano.

 

Seminário de Projetos (P20221)

Créditos: 03

Ementa: Apresentação e discussão dos projetos de dissertação e tese dos pós-graduandos, com vistas à qualificação dos mesmos.

 

Política Social, Família e Gerações (P20228)

Créditos: 03

Ementa:

 

Tópico em Segurança Pública e Acesso à Justiça (P20229)

Créditos: 03

Ementa:

 

Interseccionalidade, Direitos Humanos e Necropolítica (P20230)

Créditos: 02

Ementa:

 

Trabalho, Autogestão e Democracia (P20231)

Créditos: 03

Ementa:

 

Política, Segurança e Soberania Alimentar Nutricional (P20232)

Créditos: 03

Ementa:

 

Regiões Transfronteiriças, Proteção Social e Mercosul (P20233)

Créditos: 02

Ementa:

 

Estado, Cidadania e Fronteira (P20234)

Créditos: 02

Ementa:

 

Fundamentos Sociológicos (P20235)

Créditos: 03

Ementa:

 

Políticas Setoriais no Brasil (P20236)

Créditos: 02

Ementa: Análise da formulação, implantação e características de políticas setoriais, tais como: habitação, segurança, idoso, criança e juventude; outras políticas considerando o interesse docente e discente e as particularidades nacionais e regionais, escolhidas no semestre.

 

Tópicos Especiais em Serviço Social (P20237)

Créditos: 02

Ementa: A reconstrução dos objetos de intervenção do serviço social no campo das políticas sociais; desafios ao exercício profissional do assistente social na atualidade; transformações societárias e condições de trabalho do assistente social na contemporaneidade; prática profissional e consolidação do Projeto Ético Político Profissional.

 

Análise e Avaliação de Políticas Sociais: Aspectos Conceituais e Metodológicos (P20238)

Créditos: 03

Ementa: Políticas públicas entendidas a partir da relação entre a ação governamental e os processos econômicos e políticos. As Políticas Públicas de corte social. Conceitos essenciais e principais modelos analíticos para a compreensão das políticas públicas. Formulação de políticas públicas: abordagens teóricas. Pesquisa avaliativa em Políticas Públicas. Fundamentos conceituais e principais modelos analíticos para a avaliação das políticas públicas. Discutir os pré-requisitos, a relevância e as principais técnicas e métodos utilizados em pesquisas avaliativas de políticas públicas.

 

Gestão e Controle Social de Políticas Públicas (P20239)

Créditos: 03

Ementa: A relação Estado e sociedade civil e a sua incidência no tipo de controle social; o processo de democratização no Brasil e os impactos na gestão das políticas sociais; descentralização político-administrativa e os novos desenhos institucionais das políticas sociais; os espaços e instrumentos de democratização e controle das políticas sociais: conselhos, fóruns, conferências, orçamento participativo, audiências públicas, ouvidoria; construção, contradições e avanços do processo participativo na proteção social de países do MERCOSUL; limites e possibilidades do controle social democrático no Brasil.

 

Políticas de Saúde (P20240)

Créditos: 02

Ementa: História e fundamentação do sistema de saúde brasileiro; políticas de áreas específicas na saúde; financiamento, modelos de políticas de saúde utilizados no Brasil e no mundo.

 

Política da Educação (P20241)

Créditos: 02

Ementa: Política da educação no contexto das políticas públicas; internacionalização das políticas da educação; fundamentos da política da educação numa perspectiva histórica; sistema educacional brasileiro; perspectivas e tendências contemporâneas das políticas da educação nos países do sul da América do Sul.

 

Pesquisa Cartográfica (P20242)

Créditos: 02

Ementa:

 

Políticas Sociais e Direitos Humanos no Período Militar no Brasil (P20243)

Créditos: 03

Ementa:

 

Doutorado em Política Social e Direitos Humanos

O currículo do Curso de Doutorado em Política Social e Direitos Humanos da UCPel compreende disciplinas gerais e disciplinas específicas.

As disciplinas gerais (obrigatórias) são as que constituem a base teórica do Curso e oferecem uma visão ampla das Linhas de Pesquisa do Programa.

As disciplinas específicas (optativas) constituem-se no objeto da Linha de Pesquisa escolhida pelo aluno e são a ele oferecidas para completar os créditos do Curso.

 

Para o Curso de Doutorado em Política Social e Direitos Humanos são exigidos o cumprimento de 48 (quarenta e oito) créditos. São eles:

12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias

24 (vinte quatro)) créditos em disciplinas eletivas

12 (doze) créditos em Orientação de Tese.

 

Disciplinas Obrigatórias do Doutorado em Política Social e Direitos Humanos

Ano do Currículo: 2015/1     Versão: MJ012

 

Política Social: Concepções e Tendências (DJ20101)

Créditos: 03

Estudo sobre o binômio Estado e Política Social a partir de uma perspectiva histórica, desde a perspectiva liberal até ao neoliberalismo e os modelos mistos de proteção social. Indicação dos elementos constitutivos e das funções da Política Social nas sociedades capitalistas. Análise do Estado de Bem Estar Social – expansão e crise, incluindo o debate contemporâneo, as tendências e críticas ao padrão atual da Política Social.

 

Sociedade, Estado e Questão Social (DJ20102)

Créditos: 03

Concepções sobre a origem do Estado; o Estado a partir da perspectiva liberal e da perspectiva marxista; a objetivação do capitalismo na América Latina e a questão social; o desenvolvimento do Estado na sociedade capitalista e as expressões da questão social; Estado e classes sociais; concepções elitistas e pluralistas; os tipos de Estado na América Latina: hegemonia e conflito; a economia política e os modelos de pensamento econômico no Brasil.

 

História e Positivação dos Direitos Humanos (DJ20103)

Créditos: 03

Ementa: Genealogia do paradigma Ocidental dos Direitos Humanos; os Direitos Sociais e a nova compreensão dos Direitos Humanos; limites e possibilidades dos Direitos Humanos no cumprimento das promessas modernas; teoria crítica dos Direitos Humanos; globalização e Direitos Humanos; constitucionalismo e efetivação de Direitos; possibilidades latino-americanas de revisita ao paradigma dos Direitos Humanos.

 

Tópicos Avançados em Política Social (DJ20104)

Créditos: 03

Ementa: Enfoques teórico-metodológicos relevantes em Política Social; discussão de temas emergentes da atualidade; controvérsias intelectuais e políticas, propostas de governo ou da sociedade civil.

 

Disciplinas Optativas do Doutorado em Política Social e Direitos Humanos

Ano do Currículo: 2015/1     Versão: MJ012

 

Direitos e Políticas Sociais em Regiões de Fronteira (DJ40101)

Créditos: 02

Ementa: Concepções e tendências do debate acerca da cidadania; territórios e fronteiras; acordos e pactos internacionais; impasses da proteção social em regiões fronteiriças; implementação de programas sociais em regiões de fronteiras e os desafios éticos para a ação profissional.

 

Cultura Política e Movimentos Sociais na América Latina (DJ40102)

Créditos: 02

Ementa: A formação cultural da América Latina; intervenções do Estado e movimentos sociais: populismo, ditaduras militares, fascismo, redemocratizações; participação e cultura política; partidos políticos na América Latina; política e ética; os movimentos sociais no continente latino-americano.

 

Cidadania e Movimentos Sociais na América Latina (DJ40103)

Créditos: 02

Ementa:

 

Família, Políticas Sociais e Serviços Sociais (DJ40104)

Créditos: 02

Ementa: Família e Política Social: aproximações conceituais; família e Estado de Bem-Estar Social; família e pluralismo de Bem Estar Social; a posição da família na política social brasileira.

 

Políticas Setoriais no Brasil (DJ40105)

Créditos: 02

Ementa: Análise da formulação, implantação e características de políticas setoriais, tais como: habitação, segurança, idoso, criança e juventude; outras políticas considerando o interesse docente e discente e as particularidades nacionais e regionais, escolhidas no semestre.

 

Abordagem Quantitativa em Pesquisa Social (DJ40106)

Créditos: 02

Ementa: Abordagem quantitativa na produção do conhecimento; métodos quantitativos de pesquisa; delineamento de estudos; amostragem e processo amostral; manipulação de banco de dados; princípios básicos de análise e apresentação de dados quantitativos.

 

Sistemas de Proteção Social: Estudos Comparados (DJ40108)

Créditos: 02

Ementa:

 

Abordagem Qualitativa em Pesquisa Social (DJ40109)

Créditos: 02

Ementa: Abordagem qualitativa na produção do conhecimento; principais tipos de investigação qualitativa em pesquisa social; técnicas e procedimentos de coleta de dados; técnicas e procedimentos de análise e interpretação; uso de softwares para apoio ao tratamento de dados qualitativos; o relatório na pesquisa qualitativa; experiências investigativas utilizando abordagem qualitativa em pesquisa social.

 

Trabalho e Políticas Sociais (DJ40110)

Créditos: 02

Ementa: O valor do trabalho; a origem do trabalho assalariado; o trabalho assalariado e o processo de extração de mais valia; as diversas formas de acumulação do capital; trabalho produtivo e trabalho improdutivo; trabalho material e imaterial; o debate sobre a centralidade do mundo do trabalho; metamorfoses do mundo do trabalho e a crise do sindicalismo; as políticas sociais no atual contexto do mundo do trabalho.

 

Direitos Humanos e Cidadania (DJ40111)

Créditos: 02

Ementa: História da cidadania e dos direitos humanos na contemporaneidade; percepção dos Direitos Humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito; os movimentos sociais e a emergência de sujeitos coletivos de Direito; novos sujeitos de direitos; critérios para a elaboração de um programa de Direitos Humanos na perspectiva de construção e reconstrução das democracias latino-americanas.

 

Gestão e Controle Social de Políticas Sociais (DJ40112)

Créditos: 02

Ementa:

 

Questão Social e Acesso à Justiça (DJ40113)

Créditos: 02

Ementa: Estudo da relação entre a questão social e o acesso à justiça, como instrumento de consolidação da cidadania e da pertença social, com ênfase na sociedade moderna, na atuação dos movimentos sociais e nas instâncias judiciárias, tanto como espaços de garantia dos Direitos Sociais como através das estratégias de jurisdicionalização das relações sociais. Estudo das novas formas de resolução de conflitos e da relação entre questão social e punição, bem como da influência das políticas públicas e sociais envolvidas.

 

Política de Assistência Social e Programas de Transferência de Renda (DJ40114)

Créditos: 02

Ementa: O processo histórico da política de Assistência Social brasileira; a organização da PAS a partir do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Programas de Transferência de Renda (PRTs) como estratégias de enfrentamento da pobreza; PRTs em áreas de fronteira; a centralidade da família na política de Assistência Social e nos PRTs.

 

Políticas de Saúde (DJ40115)

Créditos: 02

Ementa: História e fundamentação do sistema de saúde brasileiro; políticas de áreas específicas na saúde; financiamento, modelos de políticas de saúde utilizados no Brasil e no mundo.

 

Política de Educação (DJ40116)

Créditos: 02

Ementa: Política da educação no contexto das políticas públicas; internacionalização das políticas da educação; fundamentos da política da educação numa perspectiva histórica; sistema educacional brasileiro; perspectivas e tendências contemporâneas das políticas da educação nos países do sul da América do Sul.

 

Questão Agrária e Política Agrícola (DJ40117)

Créditos: 02

Ementa: A questão agrária no Brasil; o processo de industrialização e a estrutura fundiária no Brasil; a questão da reforma agrária; agricultura familiar e o meio-ambiente; os movimentos sociais no campo; a questão agrária em contextos de fronteira.

 

Proteção Social no Brasil (DJ40118)

Créditos: 02

Ementa:

 

Teorias Sociológicas na Contemporaneidade (DJ40119)

Créditos: 02

Ementa: A importância e a atualidade das Teorias Sociológicas Clássicas (Marx, Durkhein e Weber). Teorias sociológicas contemporâneas (autores escolhidos). Complexidade e seu enfrentamento. Teorias Sociais no Brasil e América Latina. Fronteira como categoria nas Ciências Sociais.

 

Análise e Avaliação de Políticas Sociais: Aspectos Conceituais e Metodológicos (DJ40120)

Créditos: 02

Ementa: Políticas públicas entendidas a partir da relação entre a ação governamental e os processos econômicos e políticos. As Políticas Públicas de corte social. Conceitos essenciais e principais modelos analíticos para a compreensão das políticas públicas. Formulação de políticas públicas: abordagens teóricas. Pesquisa avaliativa em Políticas Públicas. Fundamentos conceituais e principais modelos analíticos para a avaliação das políticas públicas. Discutir os pré-requisitos, a relevância e as principais técnicas e métodos utilizados em pesquisas avaliativas de políticas públicas.

 

Acesso à Justiça e Direito à Resistência (DJ40121)

Créditos: 02

Ementa: Concepção de acesso à justiça como acesso a uma ordem social justa; a questão da legitimidade das decisões sobre as coisas públicas; o direito (humano) de resistência às decisões públicas ilegítimas (injustas); a desobediência civil como uma expressão do direito de resistência.

 

Metodologia da Pesquisa Social (DJ40122)

Créditos: 03

Ementa: Introdução à metodologia da pesquisa social. Tipos de Pesquisa. Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim e Weber. Elaboração e estruturação do projeto de pesquisa. Técnicas para coleta de dados. Técnicas para análise de dados. Questões éticas em pesquisa.

 

Tópico Especial I – Trabalho, Cuidado e Dependência (DJ40130)

Crédito: 01

Ementa: Transformações sociais e familiares e crise do cuidado; Aproximações conceituais sobre o trabalho de cuidado na sociedade contemporânea; Necessidades humanas e o cuidado; Incorporação do cuidado nos diferentes modelos de Estado; Dependência e cuidado no domicílio.

 

Tópico Especial: Política Social, Serviço Social e Intervenção Profissional (DJ40131)

Crédito: 01

Ementa: Configurações e Reconfigurações dos processos de intervenção profissional dos assistentes sociais no campo da política social brasileira . Tendências do debate sobre as ações profissionais.

 

Tópico Especial: Segurança, Violência e Segregações Punitivas- Interfaces com Políticas Sociais (DJ40132)

Créditos: 02

Ementa: Estuda as interfaces da questão social com os fenômenos da violência e das segregações punitivas, enfatizados sob referenciais contemporâneos do campo da segurança pública, esta em sua condição de direito social e na transição das concepções do direito à segurança para a segurança dos direitos. Estuda conexões entre as perspectivas de Políticas Públicas de Segurança com as Políticas Sociais, sobretudo a partir da emergência do paradigma da segurança cidadã, bem como as conexões entre Política Criminal e Políticas Sociais.

 

Abordagem Qualitativa e Quantitativa em Pesquisa Social (P20201)

Créditos: 03

Ementa: Abordagem qualitativa na produção do conhecimento; principais tipos de investigação qualitativa em pesquisa social; técnicas e procedimentos de coleta de dados; técnicas e procedimentos de análise e interpretação; construção do corpus de pesquisa qualitativa. Abordagem quantitativa na produção do conhecimento; métodos quantitativos de pesquisa; delineamento de estudos; amostragem e processo amostral; manipulação de banco de dados; princípios básicos de análise e apresentação de dados quantitativos.

 

Cidades e Territorialidades (P20215)

Créditos: 02

Ementa: A construção social da cidade, Êxodo rural e urbanização; direito à cidade; modos de existir na cidade; território.

 

Questão social, Colonialismos e Perspectivas Latino-Americanas (P20220)

Créditos: 03

Ementa: Capitalismo e Questão social na América Latina; diferentes formulações da questão social; o sistema-mundo moderno colonial, capitalismo e a crítica pós-colonial; teorias da exclusão e capitalismo: paradigmas; a assimetria Norte-Sul; lutas sociais, resistências e interculturalidade: abordagens latino-americanas no capitalismo latino-americano.

 

Seminário de Projetos (P20221)

Créditos: 03

Ementa: Apresentação e discussão dos projetos de dissertação e tese dos pós-graduandos, com vistas à qualificação dos mesmos.