Disciplinas

Mestrado

O currículo do Curso compreende disciplinas gerais e disciplinas específicas. As disciplinas gerais (obrigatórias) são as que constituem a base teórica do Curso e oferecem uma visão ampla das linhas de pesquisa do Programa.

As disciplinas específicas (eletivas) constituem-se no objeto da linha de pesquisa escolhida pelo aluno e são a este oferecidas para completar os créditos do Curso.
Para obtenção do título de Mestre são necessários no mínimo 30 créditos, Proficiência em uma língua estrangeira e defesa de dissertação (prazo máximo 2 anos).

 

9 créditos em disciplinas obrigatórias

12 créditos em disciplinas eletivas – Opcionalmente o aluno poderá, ainda, integralizar, até 3 créditos, em atividades programadas.

6 créditos com a Dissertação.

 

a) Obrigatórias – 09 (nove) créditos

    Metodologia da pesquisa social

    Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim, Weber e Bourdieu; modalidades de pesquisa social; estruturação e elaboração do projeto de pesquisa.

    Professora: Profª. Drª. Vini Rabassa da Silva

    Créditos: 03

     

    Política social: concepções e tendências

    O binômio Estado e política social a partir de sua trajetória histórica – da perspectiva liberal até ao neoliberalismo e os modelos mistos de proteção social. Elementos constitutivos e as funções da Política Social nas sociedades capitalistas; análise do Estado de Bem Estar Social: expansão e crise; o debate contemporâneo, as tendências e críticas ao padrão atual da Política Social; as políticas sociais nos países de capitalismo central e as particularidades da América Latina.

    Professora: Profª. Drª. Vera Maria Ribeiro Nogueira

    Créditos: 03

     

    Sociedade, Estado e questão social

    Concepções sobre a origem do Estado; o Estado a partir da perspectiva liberal e da perspectiva marxista; a objetivação do capitalismo na América Latina e a questão social; o desenvolvimento do Estado na sociedade capitalista e as expressões da questão social; Estado e classes sociais; concepções elitistas e pluralistas; os tipos de Estado na América Latina: hegemonia e conflito; a economia política e os modelos de pensamento econômico no Brasil.

    Professor: Prof. Dr. Renato da Silva Della Vechia

    Créditos: 03

b) Eletivas – mínimo de 12 (doze) créditos

  • Direitos e Políticas Sociais em Regiões de Fronteira – 2 cr.
  • Ementa: Concepções e tendências do debate acerca da cidadania; territórios e fronteiras; acordos e pactos internacionais; impasses da proteção social em regiões fronteiriças; implementação de programas sociais em regiões de fronteiras e os desafios éticos para a ação profissional.
  • Cultura Política e Movimentos Sociais na América Latina – 2 cr.
  • Ementa: A formação cultural da América Latina; intervenções do Estado e movimentos sociais; populismo, ditaduras militares, fascismo, redemocratizações; participação e cultura política; partidos políticos na América Latina; política e ética; os movimentos sociais no continente latino-americano.
  • Políticas Setoriais no Brasil – 2 cr.
  • Ementa: Análise da formulação, implantação e características de políticas setoriais, tais como: habitação, segurança, idoso, criança e juventude; outras políticas considerando o interesse docente e discente e as particularidades nacionais e regionais, escolhidas no semestre.
  • Abordagens Qualitativa e Quantitativa em Pesquisa Social – 3 cr.
  • Ementa: Abordagem qualitativa na produção do conhecimento; principais tipos de investigação qualitativa em pesquisa social; técnicas e procedimentos de coleta de dados; técnicas e procedimentos de análise e interpretação; construção do corpus de pesquisa qualitativa.Abordagem quantitativa na produção do conhecimento; métodos quantitativos de pesquisa; delineamento de estudos; amostragem e processo amostral; manipulação de banco de dados; princípios básicos de análise e apresentação de dados quantitativos
  • Tópicos Especiais em Serviço Social – 2 cr.
  • Ementa: A reconstrução dos objetos de intervenção do serviço social no campo das políticas sociais; desafios ao exercício profissional do assistente social na atualidade; transformações societárias e condições de trabalho do assistente social na contemporaneidade; prática profissional e consolidação do Projeto Ético Político Profissional.
  • Trabalho e Políticas Sociais – 2 cr.
  • Ementa: O valor do trabalho; a origem do trabalho assalariado; o trabalho assalariado e o processo de extração de mais valia; as diversas formas de acumulação do capital; trabalho produtivo e trabalho improdutivo; trabalho material e imaterial; o debate sobre a centralidade do mundo do trabalho; metamorfoses do mundo do trabalho e a crise do sindicalismo; as políticas sociais no atual contexto do mundo do trabalho.
  • Direitos Humanos e Cidadania – 3 cr.
  • Ementa: História da cidadania e dos direitos humanos na contemporaneidade; percepção dos Direitos Humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito; os movimentos sociais e a emergência de sujeitos coletivos de Direito; novos sujeitos de direitos; critérios para a elaboração de um programa de Direitos Humanos na perspectiva de construção e reconstrução das democracias latino-americanas.
  • Análise e Avaliação de Políticas Sociais: Aspectos Conceituais e Metodológicos – 2 cr.
  • Ementa: Concepção de Política Pública enquanto campo de poder e relação com a pesquisa analítica e avaliativa de Programas e Políticas Sociais; avaliação política da função avaliação no Brasil; análise de Políticas e Programas Sociais; pesquisas avaliativas de Políticas e Programas Sociais; trajetória, fundamentos e conceitos básicos em avaliação de políticas; crítica da avaliação clássica; tipos de avaliação; informes de término e de avaliação de projetos; monitoramento: finalidades, sistemas, atores e metodologias.
  • Gestão e Controle Social de Políticas Públicas – 2 cr.
  • Ementa: A relação do Estado e sociedade civil e a sua incidência no tipo de controle social; o processo de democratização no Brasil e os impactos na gestão das políticas sociais; descentralização político-administrativa e os novos desenhos institucionais das políticas sociais; os espaços e instrumentos de democratização e controle das políticas sociais: conselhos, fóruns, conferências, orçamento participativo, audiências públicas, ouvidoria; construção, contradições e avanços do processo participativo na proteção social de países do MERCOSUL; limites e possibilidades do controle social democrático no Brasil.
  • Política de Assistência Social e Programas de Transferência de Renda – 2 cr.
  • Ementa: O processo histórico da política de Assistência Social brasileira; a organização da PAS a partir do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Programas de Transferência de Renda (PRTs) como estratégias de enfrentamento da pobreza; PRTs em áreas de fronteira; a centralidade da família na política de Assistência Social e nos PRTs.
  • Políticas de Saúde – 2 cr.
  • Ementa: História e fundamentação do sistema de saúde brasileiro; políticas de áreas específicas na saúde; financiamento, modelos de políticas de saúde utilizados no Brasil e no mundo; Políticas de Saúde Mental.
  • Política da Educação – 2 cr.
  • Ementa: A descolonização do saber; A educação como reprodutora das relações sociais capitalistas; educação como estratégia contra hegemônica; Política da educação no contexto das políticas públicas; fundamentos da política da educação numa perspectiva histórica.
  • Questão Agrária e Política Agrícola – 2 cr.
  • Ementa: A questão agrária no Brasil; o processo de industrialização e a estrutura fundiária no Brasil; a questão da reforma agrária; agricultura familiar e o meio-ambiente; os movimentos sociais no campo; a questão agrária em contextos de fronteira.
  • Teorias Sociológicas na Contemporaneidade – 2 cr.
  • Ementa: A importância e a atualidade das Teorias Sociológicas Clássicas (Marx, Durkhein e Weber). Teorias sociológicas contemporâneas (autores escolhidos). Complexidade e seu enfrentamento. Teorias Sociais no Brasil e na América Latina. Fronteira como categoria nas Ciências Sociais
  • Cidades e Territorialidades – 2 cr.
  • Ementa: A construção social da cidade, Êxodo rural e urbanização; direito à cidade; modos de existir na cidade; território.
  • Desenvolvimento e Economia Política na América Latina – 2 cr.
  • Ementa: Padrões de dominação social, econômica e política na América Latina; economia política e desenvolvimento econômico na América Latina. Estado brasileiro: do Desenvolvimentismo ao modelo liberal periférico; políticas Sociais e capitalismo dependente; desenvolvimento e a questão ambiental.
  • Democracia, Direitos Fundamentais e Sociais – 3 cr.
  • Ementa: Tradições e teorias da democracia; participação e cultura cívica;  novos formatos da participação política; direitos fundamentais e sociais em suas relações com a democracia; as modernas democracias: novos desafios e experiências; questões teóricas e metodológicas para a análise das democracias brasileira e latino-americanas.
  • Estado, Direito e Política – 3 cr.
  • Ementa: O Estado, sua estrutura, sua funcionalidade e suas transformações, bem como as especificidades na realidade latino-americana e brasileira; as dinâmicas de poder que constituem nas relações entre o Estado e Sociedade, com foco na realidade periférica; o papel cumprido pelo Direito, em suas variadas e plurais expressões, frente às diferentes formas de governo e/ou governamentalidade.
  • Estado, Acesso e Administração da Justiça – 3 cr.
  • Ementa: As transformações neoliberais do Estado, bem como as especificidades desse fenômeno na realidade latino-americana e brasileira; as dimensões desse processo no que diz respeito ao acesso à justiça, a administração da justiça enquanto organização política e profissional, dirigida à produção de serviços especializados, bem como no que se relaciona aos mecanismos dirigidos à “solução” de conflitos.
  • Questão social, colonialismos e perspectivas latino-americanas – 3 cr.
  • Ementa: Capitalismo e Questão social na América Latina; diferentes formulações da questão social; o sistema-mundo moderno colonial, capitalismo e a crítica pós-colonial; teorias da exclusão e capitalismo: paradigmas; a assimetria Norte-Sul; lutas sociais, resistências e interculturalidade: abordagens latino-americanas no capitalismo latino-americano.
  • Tópico Especial – 1 a 3 cr.

 

Doutorado

12 créditos em disciplinas obrigatórias: duas delas comuns ao mestrado, podendo o aluno do Programa aproveitá-las;

24 créditos em disciplinas eletivas: até 18 créditos poderão ser obtidos com disciplinas cursadas no mestrado do Programa ou obtidos com disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação stricto sensu, nesse caso, desde que aceitas pelo Colegiado do Curso. Opcionalmente o aluno poderá, ainda, integralizar, até 4 créditos, em atividades programadas.

12 créditos com a Tese.

 

Disciplinas Obrigatórias

    Política social: concepções e tendências

    O binômio Estado e política social a partir de sua trajetória histórica – da perspectiva liberal até ao neoliberalismo e os modelos mistos de proteção social. Elementos constitutivos e as funções da Política Social nas sociedades capitalistas; análise do Estado de Bem Estar Social: expansão e crise; o debate contemporâneo, as tendências e críticas ao padrão atual da Política Social; as políticas sociais nos países de capitalismo central e as particularidades da América Latina.

    Professora: Profª. Drª. Vera Maria Ribeiro Nogueira

    Créditos: 03

     

    Sociedade, Estado e questão social

    Concepções sobre a origem do Estado; o Estado a partir da perspectiva liberal e da perspectiva marxista; a objetivação do capitalismo na América Latina e a questão social; o desenvolvimento do Estado na sociedade capitalista e as expressões da questão social; Estado e classes sociais; concepções elitistas e pluralistas; os tipos de Estado na América Latina: hegemonia e conflito; a economia política e os modelos de pensamento econômico no Brasil.

    Professor: Prof. Dr. Renato da Silva Della Vechia

    Créditos: 03

     

  • História e Positivação dos Direitos Humanos – 3 cr.
  • Ementa: Genealogia do paradigma Ocidental dos Direitos Humanos; os Direitos Sociais e a nova compreensão dos Direitos Humanos; limites e possibilidades dos Direitos Humanos no cumprimento das promessas modernas; teoria crítica dos Direitos Humanos; globalização e Direitos Humanos; constitucionalismo e efetivação de Direitos; possibilidades latino-americanas de revisita ao paradigma dos Direitos Humanos.
  •  

    Tópicos Avançados em Política Social

    Enfoques teórico-metodológicos relevantes em Política Social; discussão de temas emergentes da atualidade; controvérsias intelectuais e políticas, propostas de governo ou da sociedade civil.

    Professora: Profª. Drª. Mara Rosange Acosta Medeiros

    Créditos: 03

 

Disciplinas eletivas

  • Direitos e Políticas Sociais em Regiões de Fronteira – 2 cr.
  • Ementa: Concepções e tendências do debate acerca da cidadania; territórios e fronteiras; acordos e pactos internacionais; impasses da proteção social em regiões fronteiriças; implementação de programas sociais em regiões de fronteiras e os desafios éticos para a ação profissional.
  • Cultura Política e Movimentos Sociais na América Latina – 2 cr.
  • Ementa: A formação cultural da América Latina; intervenções do Estado e movimentos sociais; populismo, ditaduras militares, fascismo, redemocratizações; participação e cultura política; partidos políticos na América Latina; política e ética; os movimentos sociais no continente latino-americano.
  • Políticas Setoriais no Brasil – 2 cr.
  • Ementa: Análise da formulação, implantação e características de políticas setoriais, tais como: habitação, segurança, idoso, criança e juventude; outras políticas considerando o interesse docente e discente e as particularidades nacionais e regionais, escolhidas no semestre.
  • Abordagens Qualitativa e Quantitativa em Pesquisa Social – 3 cr.
  • Ementa: Abordagem qualitativa na produção do conhecimento; principais tipos de investigação qualitativa em pesquisa social; técnicas e procedimentos de coleta de dados; técnicas e procedimentos de análise e interpretação; construção do corpus de pesquisa qualitativa.Abordagem quantitativa na produção do conhecimento; métodos quantitativos de pesquisa; delineamento de estudos; amostragem e processo amostral; manipulação de banco de dados; princípios básicos de análise e apresentação de dados quantitativos
  • Tópicos Especiais em Serviço Social – 2 cr.
  • Ementa: A reconstrução dos objetos de intervenção do serviço social no campo das políticas sociais; desafios ao exercício profissional do assistente social na atualidade; transformações societárias e condições de trabalho do assistente social na contemporaneidade; prática profissional e consolidação do Projeto Ético Político Profissional.
  • Trabalho e Políticas Sociais – 2 cr.
  • Ementa: O valor do trabalho; a origem do trabalho assalariado; o trabalho assalariado e o processo de extração de mais valia; as diversas formas de acumulação do capital; trabalho produtivo e trabalho improdutivo; trabalho material e imaterial; o debate sobre a centralidade do mundo do trabalho; metamorfoses do mundo do trabalho e a crise do sindicalismo; as políticas sociais no atual contexto do mundo do trabalho.
  • Direitos Humanos e Cidadania – 3 cr.
  • Ementa: História da cidadania e dos direitos humanos na contemporaneidade; percepção dos Direitos Humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito; os movimentos sociais e a emergência de sujeitos coletivos de Direito; novos sujeitos de direitos; critérios para a elaboração de um programa de Direitos Humanos na perspectiva de construção e reconstrução das democracias latino-americanas.
  • Análise e Avaliação de Políticas Sociais: Aspectos Conceituais e Metodológicos – 2 cr.
  • Ementa: Concepção de Política Pública enquanto campo de poder e relação com a pesquisa analítica e avaliativa de Programas e Políticas Sociais; avaliação política da função avaliação no Brasil; análise de Políticas e Programas Sociais; pesquisas avaliativas de Políticas e Programas Sociais; trajetória, fundamentos e conceitos básicos em avaliação de políticas; crítica da avaliação clássica; tipos de avaliação; informes de término e de avaliação de projetos; monitoramento: finalidades, sistemas, atores e metodologias.
  • Gestão e Controle Social de Políticas Públicas – 2 cr.
  • Ementa: A relação do Estado e sociedade civil e a sua incidência no tipo de controle social; o processo de democratização no Brasil e os impactos na gestão das políticas sociais; descentralização político-administrativa e os novos desenhos institucionais das políticas sociais; os espaços e instrumentos de democratização e controle das políticas sociais: conselhos, fóruns, conferências, orçamento participativo, audiências públicas, ouvidoria; construção, contradições e avanços do processo participativo na proteção social de países do MERCOSUL; limites e possibilidades do controle social democrático no Brasil.
  • Política de Assistência Social e Programas de Transferência de Renda – 2 cr.
  • Ementa: O processo histórico da política de Assistência Social brasileira; a organização da PAS a partir do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Programas de Transferência de Renda (PRTs) como estratégias de enfrentamento da pobreza; PRTs em áreas de fronteira; a centralidade da família na política de Assistência Social e nos PRTs.
  • Políticas de Saúde – 2 cr.
  • Ementa: História e fundamentação do sistema de saúde brasileiro; políticas de áreas específicas na saúde; financiamento, modelos de políticas de saúde utilizados no Brasil e no mundo; Políticas de Saúde Mental.
  • Política da Educação – 2 cr.
  • Ementa: A descolonização do saber; A educação como reprodutora das relações sociais capitalistas; educação como estratégia contra hegemônica; Política da educação no contexto das políticas públicas; fundamentos da política da educação numa perspectiva histórica.
  • Questão Agrária e Política Agrícola – 2 cr.
  • Ementa: A questão agrária no Brasil; o processo de industrialização e a estrutura fundiária no Brasil; a questão da reforma agrária; agricultura familiar e o meio-ambiente; os movimentos sociais no campo; a questão agrária em contextos de fronteira.
  • Teorias Sociológicas na Contemporaneidade – 2 cr.
  • Ementa: A importância e a atualidade das Teorias Sociológicas Clássicas (Marx, Durkhein e Weber). Teorias sociológicas contemporâneas (autores escolhidos). Complexidade e seu enfrentamento. Teorias Sociais no Brasil e na América Latina. Fronteira como categoria nas Ciências Sociais
  • Cidades e Territorialidades – 2 cr.
  • Ementa: A construção social da cidade, Êxodo rural e urbanização; direito à cidade; modos de existir na cidade; território.
  • Desenvolvimento e Economia Política na América Latina – 2 cr.
  • Ementa: Padrões de dominação social, econômica e política na América Latina; economia política e desenvolvimento econômico na América Latina. Estado brasileiro: do Desenvolvimentismo ao modelo liberal periférico; políticas Sociais e capitalismo dependente; desenvolvimento e a questão ambiental.
  • Democracia, Direitos Fundamentais e Sociais – 3 cr.
  • Ementa: Tradições e teorias da democracia; participação e cultura cívica;  novos formatos da participação política; direitos fundamentais e sociais em suas relações com a democracia; as modernas democracias: novos desafios e experiências; questões teóricas e metodológicas para a análise das democracias brasileira e latino-americanas.
  • Estado, Direito e Política – 3 cr.
  • Ementa: O Estado, sua estrutura, sua funcionalidade e suas transformações, bem como as especificidades na realidade latino-americana e brasileira; as dinâmicas de poder que constituem nas relações entre o Estado e Sociedade, com foco na realidade periférica; o papel cumprido pelo Direito, em suas variadas e plurais expressões, frente às diferentes formas de governo e/ou governamentalidade.
  • Estado, Acesso e Administração da Justiça – 3 cr.
  • Ementa: As transformações neoliberais do Estado, bem como as especificidades desse fenômeno na realidade latino-americana e brasileira; as dimensões desse processo no que diz respeito ao acesso à justiça, a administração da justiça enquanto organização política e profissional, dirigida à produção de serviços especializados, bem como no que se relaciona aos mecanismos dirigidos à “solução” de conflitos.
  • Questão social, colonialismos e perspectivas latino-americanas – 3 cr.
  • Ementa: Capitalismo e Questão social na América Latina; diferentes formulações da questão social; o sistema-mundo moderno colonial, capitalismo e a crítica pós-colonial; teorias da exclusão e capitalismo: paradigmas; a assimetria Norte-Sul; lutas sociais, resistências e interculturalidade: abordagens latino-americanas no capitalismo latino-americano.
  • Metodologia da Pesquisa Social – 3 cr.
  • Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim, Weber e Bourdieu; modalidades de pesquisa social; estruturação e elaboração do projeto de pesquisa.
  • Tópico Especial – 1 a 3 cr.

Atividades Programadas, descrição e créditos

 Para integralização dos créditos o aluno poderá cumprir até quatro (4) em atividades programadas. Estas atividades serão compostas por estágio em pesquisa, produções científicas (artigos, trabalhos completos em eventos de âmbito nacional ou internacional e capítulos de livros) ou atividades técnicas (organização de seminários, mini-cursos e atividades nos grupos de estudos e pesquisa). Cabe ao Colegiado do Programa regular o número de créditos a ser atribuído e aprovar as atividades realizadas pelo aluno. Créditos – até 4