PPGPSDH/UCPel assina convênio com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) deu mais um passo no processo de internacionalização. Em 08 de novembro, o Programa assinou o primeiro convênio institucional com o Centro de Estudos Sociais (CES), vinculado à faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal.
Constituído há 40 anos, o CES é um centro de pesquisas em ciências sociais de excelência no mundo todo, coordenado pelo pesquisador, professor Boaventura de Sousa Santos. Os laços com o PPGPSDH se estreitaram por meio da docente da UCPel e pesquisadora associada ao CES, Aline Mendonça. Com a assinatura do convênio, as relações foram oficializadas.
A colaboração científica internacional amplia as possibilidades de atuação compartilhada entre as duas instituições, como intercâmbio de pesquisas, doutorandos e realização de visitas técnicas. “O CES é um espaço de ampla construção e reflexão para pensar a transformação da realidade social, e essas relações são importantes para legitimar a nossa produção a nível internacional e de construção de resistências”, acredita Aline.
De acordo com o coordenador do PPGPSDH, professor Luiz Antônio Chies, a assinatura do convênio com o CES está alinhada com o plano de internacionalização do Programa e foi a primeira a ser efetivada. “Outros convênios estão sendo elaborados, principalmente com instituições do Uruguai e Argentina”, projeta o docente.
Assinatura do Convênio
Entre 07 e 09 de novembro, o CES promoveu um colóquio em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. Na ocasião, a professora Aline Mendonça esteve presente nas atividades e, por meio dessa participação, o convênio entre as instituições foi firmado. De acordo com a docente, a parceria já existia, porém foi ampliada e formalizada a fim de garantir uma vinculação ainda mais estreita.
Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia