GITEP/UCPel promove encontro de valorização do servidor penitenciário no sábado (1º)

No sábado (1º) ocorrerá o 1º Encontro de Valorização do Servidor Penitenciário do Presídio Regional de Pelotas (PRP), no Salão de Festas Vila Mariana, no Laranjal. A atividade é promovida pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos Criminais Penitenciários (GITEP), do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), com apoio de instituições parceiras.
O encontro surgiu da necessidade de atenção e foco à valorização do servidor penitenciário, apontada no Seminário “Prisão, Universidade e Comunidade”, realizado em junho. De acordo com o coordenador do PPGPSDH, professor Luiz Antônio Bogo Chies, a questão prisional não repercute apenas no preso. “Um grupo extremamente importante a ser pensado são os servidores e essa primeira atividade será também de aproximação”, diz.
Na ação, em parceria com o Rotary Club Pelotas Norte, o jogo de xadrez será utilizado como ferramenta para gerar interação humana, concentração, enfrentamento de stress e ansiedade. Com a atividade, um dos objetivos destacados pelo professor é criar um clube de xadrez no PRP. “Essa vai ser a parte motivacional, pois também queremos construir uma agenda de próximos eventos com os servidores”, adianta.
Além do Rotary Club Pelotas Norte, o Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Pelotas, PRP e o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) integram o apoio ao evento. A atividade gratuita é voltada para os servidores do PRP, com participação mediante convite.
Redação: Piero Vicenzi