Pesquisadoras da UCPel aprovam trabalho em Congresso Internacional de Psicologia

A docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Márcia Esteves Calazans, e a acadêmica do 7º semestre de Psicologia da UCPel, Andressa Cezimbra Reichow, aprovaram trabalho no Primeiro Congresso Internacional de Psicologia. O evento ocorrerá entre 29 de outubro e primeiro de novembro, na Universidad de la Republica, em Montevidéu, Uruguai.
Intitulado “Contribuições de Martin Baró a partir da psicologia da libertação para pensar as práticas e pesquisas em psicologia social no campo da violência letal contra jovens negros no Brasil”, o artigo integra os estudos desenvolvidos no Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Cidades Seguras e Direitos Humanos (LEPS), coordenado por Márcia. De acordo com a docente, o trabalho faz parte da pesquisa guarda-chuva “Multiculturalismo e Interculturalidade em Fronteiras”.
No trabalho, as pesquisadoras abordam a atualidade dos estudos desenvolvidos pelo teórico Martin Baró a partir da perspectiva da violência na América Latina. Conforme a professora, a violência é importante problemática abordada pela psicologia política. “Apresentaremos um panorama dos diversos estudos sobre violência desenvolvidos por Baró, um dos pioneiros das concepções críticas de psicologia política na América Latina”, explica.
Redação: Piero Vicenzi