Dificuldade de governos em captar recursos é abordada por presidente da Capes em visita à UCPel

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves, visitou a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no dia 13 de março para conhecer de forma mais aprofundada os cinco programas de pós-graduação (PPG’s) da Instituição. Durante encontro com os coordenadores dos PPG’s, Neves elogiou a atuação nas áreas de pesquisa e extensão, mas também fez sugestões para qualificar a forma de atuação dos cursos, como o de Política Social, por exemplo, quando a dificuldade de governos em apresentar projetos para captação de recursos foi abordada.
O presidente da Capes sugeriu a criação de uma linha de pesquisa ou mestrado profissional que aborde a elaboração de projetos na área de política social. De acordo com Neves, existe uma grande demanda no Brasil, visto que inúmeras prefeituras não conseguem elaborar propostas e deixam de captar recursos importantes à execução de políticas públicas. “Não existe no Brasil um mestrado nessa área é há uma imensa demanda. O ministro Osmar Terra, do Ministério de Desenvolvimento Social, está preocupadíssimo porque prefeituras têm dificuldades de obter recursos e quando conseguem, não sabem executar nem acompanhar os projetos”, comentou. 
O coordenador do programa em Política Social, professor Luiz Antônio Bogo Chies, aproveitou a oportunidade do encontro para apresentar a forma de atuação do mestrado e doutorado. Hoje, são 33 alunos matriculados no mestrado e 37 no doutorado. Chies mostrou ainda a abrangência regional do curso, inserido em zona de fronteira, proximidade que vem sendo explorada através de diversas pesquisas. 
São duas linhas de pesquisa ofertadas pelo programa atualmente: “Estado, Direitos Sociais e Política Social” e “Cidadania, Proteção Social e Acesso à Justiça”. As áreas mais estudadas pelos mestrandos e doutorandos são educação, saúde, assistência e transferência de renda, acesso à justiça e resolução de conflitos, cooperativismo e economia solidária. A maior parte dos estudantes do programa são egressos de áreas como Serviço Social, Direito, Administração e Enfermagem.    

foto da notícia

Powered by WPeMatico