PPGSC/UCPel obtém destaque em conferência da International Society for Bipolar Disorders

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) obteve destaque na 22ª Conferência Anual da Sociedade Internacional para Distúrbios Bipolares. O evento é o mais importante da área e ocorreu através de formato virtual entre os dias 18 e 22 de junho, em Chicago, EUA.

Dentre 300 trabalhos de universidade de todo o mundo, o pôster do PPGSC foi considerado um dos melhores da edição de 2020. Feito a partir dos resultados obtidos na tese de Igor Soares, o artigo mostra como a capacidade de resiliência de jovens pode mediar os efeitos de experiências traumáticas durante a infância para o desenvolvimento de transtornos de humor na vida adulta.

De acordo com a professora do PPGSC, Karen Jansen, o resultado é inédito por demonstrar que pessoas com essa capacidade inata são menos vulneráveis às adversidades de vida durante o seu desenvolvimento. “É algo que teoricamente se imagina a algum tempo. A novidade foi demonstrar isso empiricamente em uma amostra não clínica”, explica. 

O resultado pode ser considerado uma forma de explicar porque nem todas as pessoas que vivenciam uma situação de abuso desenvolvem transtorno mental. “Desse grupo, algumas pessoas irão desenvolver um transtorno e outras não”, completa a docente. 

A tese de Soares faz parte da segunda etapa do estudo de Coorte do PPGSC com a População de Adultos Jovens do Município de Pelotas-RS e contou com a orientação do professor Ricardo Silva. 

São autores do pôster, intitulado Resilience as a mediator factor in the relationship between childhood trauma and mood disorder: a community sample of young adult, os pesquisadores Igor Soares, Taiane Cardoso, Karen Jansen, Fernanda Pedrotti, Luciano Souza, Flavio Kapczinski, Thaíse Mondin, Jerônimo Branco e Ricardo Silva. 

  

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

 

Powered by WPeMatico