Conheça as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento: Avaliação de Composição Corporal e Nutricional, Avaliação de Serviços de Saúde, Epidemiologia, Microscopia Eletrônica de Transmissão de Genodermatoses, Neurociência, Avaliação Biológica em Estudos Pré-Clínicos, Saúde Materno-Infantil, Psicologia da Saúde, Biomarcadores de Injúria Cerebral, Epidemiologia da Saúde Bucal, Transtornos de Humor e Pesquisa Clínica.
Saiba mais sobre cada uma delas:
Avaliação de Composição Corporal e Nutricional
Estudo de novas metodologias para avaliação de composição corporal, bioimpedância elétrica, e estado nutricional, bem como as conseqüências da desnutrição em pacientes clínicos e cirúrgicos.
Avaliação de Serviços de Saúde
Investigações sobre avaliação de políticas, programas e serviços de saúde, com destaque para a atenção básica e a atenção psicossocial aos portadores de sofrimento psíquico nos CAPs.
Epidemiologia
Investiga-se: desigualdade social e saúde, com ênfase no crescimento e desenvolvimento infantil, e aplicação da epidemiologia em políticas de saúde; construção e adaptação de escalas de medidas em saúde; epidemiologia do comportamento aditivo.
Microscopia Eletrônica de Transmissão de Genodermatoses
Descrever aspectos ultraestruturais de enfermidades genéticas e inflamatórias com utilização das microscopias eletrônicas de transmissão de varreduras.
Neurociência
Visa estudar a neurobiologia dos estados fisiológicos e patológicos através de estudos comportamentais e neuroquímicos, utilizando modelos pré-clínicos e clínicos. Investiga a neurobiologia de comportamentos sociais, do aprendizado e memória, do desenvolvimento, da injúria neural, e dos transtornos psiquiátricos.
Avaliação Biológica em Estudos Pré-Clínicos
Avaliação do status molecular, celular, bioquímico e fisiológico em modelos animais e cultivo celular.
Saúde Materno-Infantil
Avaliar indicadores de saúde materno-infantil e investigar fatores relacionados à morbi-mortalidade materno e infantil.
Psicologia da Saúde
A linha de pesquisa em Psicologia da Saúde é uma área interdisciplinar com o objetivo de compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença.
Biomarcadores de Injúria Cerebral
Busca por marcadores biológicos mensuráveis como indicadores de um processo biológico normal, ou frente a um evento patológico, resposta fisiológica, transtorno ou intervenção. Assim, objetiva investigar possíveis marcadores biológicos que possam proporcionar uma visão ou perspectiva da resposta do sistema nervoso central a um evento estressor.
Epidemiologia da Saúde Bucal
Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à epidemiologia populacional e clínica, ao estudo das desigualdades em saúde bucal e à aplicação da epidemiologia em políticas de saúde.
Transtornos de Humor
Epidemiologia, fisiopatologia e tratamento para transtornos de humor. Tem por objetivo descrever a prevalência e fatores psicossociais e biológicos dos transtornos de humor, bem como, avaliar a eficácia de modelos de intervenção. Além disso, busca por preditores de neuroprogressão no transtorno bipolar.
Pesquisa Clínica
Desenvolvimento de ensaios clínicos controlados e randomizados, estudo de coorte, caso-controle e transversais com objetivo de investigar temas e assuntos específicos relacionados a epidemiologia, diagnóstico e tratamento de doenças em pacientes clínicos ou cirúrgicos, atendidos em ambiente ambulatorial ou hospitalar.