Pesquisadora da UCPel integra ranking dos mais influentes do mundo em 2019

A professora Maria Cristina Gonzalez, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), integra a lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2019. O estudo divulgado recentemente pelo periódico Plos Biology analisa publicações científicas a partir de indicadores baseados em vários dados, como citações, autocitações, índice de coautoria, número de artigos publicados, por exemplo.

Liderado por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), o estudo, intitulado, Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, usa citações da base de dados Scopus para atualizar a posição dos 100 mil cientistas mais importantes em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longo da carreira e; o impacto do pesquisador em um único ano, neste caso o ano de 2019. O estudo pode ser acessado neste link.

O docente da UCPel, Fernando Barros, também integra o ranking de pesquisadores mais importantes devido ao impacto produzido por suas pesquisas ao longo dos anos.

 

Conheça a pesquisadora 

 

Maria Cristina possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Durante seu doutorado, realizou doutorado sanduíche no Obesity Research Center, no St. Luke’s Roosevelt, da Universidade de Columbia, NY, EUA, com foco em métodos de composição corporal. 

Realizou pós-doutorado no Pennington Biomedical Research Center, na Louisiana State University, USA, em 2013, sendo visiting researcher nesta instituição até a presente data. Atualmente é professora titular da UCPel com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento. Atua também como professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Nutrição e Alimentos e como Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. 

É coordenadora do Grupo de Estudos em Composição Corporal e Nutrição (COCONUT). Tem experiência na área de Medicina e Nutrição, com ênfase em composição corporal, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, métodos de composição corporal, especialmente bioimpedância elétrica, terapia nutricional, pacientes cirúrgicos, oncológicos e geriátricos. É bolsista CNPq PQ 1D. 

  

Powered by WPeMatico