Egressa do PPGSC recebe prêmio Marian Kies Memorial Award

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel), Fernanda Kaufmann recebeu recentemente o prêmio Marian Kies Memorial Award. A honraria é concedida a jovens cientistas pelo excelente desempenho na pesquisa durante a pós-graduação e é dado pela Sociedade Americana de Neurociências (ASN).

A escolha foi feita através da avaliação da tese de doutorado dos candidatos juntamente com manuscritos referentes à publicação. Também foi analisado o currículo dos proponentes, incluindo honras, premiações e outros envolvimentos científicos. Duas cartas de recomendações foram exigidas, uma do orientador e outra do coorientador do doutorado.

O trabalho de Fernanda aborda de que forma o inflamassoma NLR P33 e o imunorreceptor CD300f se envolvem em casos de Transtorno Depressivo Maior (TDM). Os dados coletados através de testes realizados ampliam os mecanismos que associam o inflamassoma NLRP33 e TDM, sugerindo um possível envolvimento da neurotransmissão noradrenérgica e dopaminérgica. Pela primeira vez, um estudo caracteriza o potencial dos imunorreceptores CD300f na regulação do humor e dos processos hedônicos.

Atualmente, Fernanda é pós-doutoranda no Centro de Pesquisa do Cérebro CERVO, na Universidade de Laval, Québec – Canadá. Mas atribui grande parte do seu desempenho acadêmico à UCPel. Exemplo disso é que parte da sua pesquisa de tese foi realizada aqui na Universidade. “Em 2017 passei alguns meses no Laboratório de Neurociências Clínicas da UCPel para analisar alterações genéticas tanto no gene do inflamassoma NLRP3 quanto do imunorreceptor CD300f em pacientes com depressão quando comparados à indivíduos saudáveis”, explica.

Para ela, o reconhecimento é um grande incentivo. “Além de trazer grande visibilidade para o meu trabalho de tese e para as instituições envolvidas, este reconhecimento será um grande salto para minha carreira científica e para futuras possibilidades profissionais”.

Redação: Lia Xavier