Artigo de professor da UCPel integra livro sobre desigualdades de gênero e raça

Artigo do professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), César Augusto Costa, foi publicado no livro As Desigualdades de Gênero e Raça na América Latina no Século XXI, da Editora Fiorg, 2019. Intitulado, Questão racial e libertação: uma leitura intercultural em Enrique Dussel, o texto analisa a contribuição filosófica de Dussel às pesquisas raciais.     

De acordo com o docente, o capítulo publicado aborda alguns pressupostos e implicações políticas da leitura do filósofo, visando trazer contribuições críticas às pesquisas raciais. “O pensador argentino não é um autor que tematizou com profundidade a questão racial no contexto latino-americano. Entretanto, sua visão política auxilia criticamente a refletir a temática à luz do sistema-mundo moderno colonial”, explica. 

A publicação coletiva é organizada pelos pesquisadores Márcia Calazans, Bas’Ilele Malomalo e pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), Emilia Piñeiro. O livro reúne 22 ensaios de 42 autores, contando com pesquisadores de 21 universidades atuantes nas áreas da saúde, segurança e educação de países como México, Brasil, Bolívia, Uruguai e Argentina.

O livro pode ser acessado gratuitamente através do site https://www.editorafi.org/682desigualdades. No mesmo endereço, também é possível encomendar a publicação impressa. O professor César é coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL), ligado ao PPG em Política Social e Direitos Humanos da UCPel.    

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Powered by WPeMatico