Prof. Dr. Aknaton Toczek Souza
Título do Projeto: Controle Social e as Políticas do Sistema de Justiça Criminal: Na Microrregião Sul do Rio Grande do Sul
Sobre o Projeto: Esta pesquisa analisa o controle social do Sistema de Justiça Criminal em Pelotas e na microrregião sul do Rio Grande do Sul (em perspectiva comparada e contrastada por outras regiões), incluindo políticas e práticas oficiais e extraoficiais dos agentes e instituições. Serão estudados representantes do judiciário, ministério público, polícia civil, polícia militar, defensoria pública e advocacia criminal, bem como políticas públicas criminais e sua relação com as populações selecionadas e/ou ignoradas como alvos. A pesquisa também busca mapear os efeitos do Estado, como controle social perverso, hipermilitarização da vida, policialização das políticas públicas, criminalização da marginalidade e marginalização da criminalidade, estabelecendo sociabilidades violentas e sensibilidades jurídicas específicas. Técnicas de pesquisa qualitativa, como observação participante, entrevistas e história de vida, serão utilizadas para descrever etnograficamente os fenômenos observados, valorizando uma sociologia urbana das histórias menores e cotidianas.
Título do Projeto: Educação e Cultura da Paz nas Plataformas Sociais: Promovendo Direitos Humanos no Mundo Digital
Sobre o Projeto: Este projeto investigará como plataformas digitais não convencionais para fins educacionais como Discord,Whatsapp, Instagram e Twitch podem ser utilizadas para fomentar uma cultura de paz e conscientização sobre direitos humanos. Através de um conjunto de técnicas típicas da metodologia qualitativa que combina análise de conteúdo, entrevistas com usuários e criadores de conteúdo, e estudos de caso, observação participante e descrição etnográfica do espaço digital. O projeto buscará entender como estas plataformas sugerem novas formas de aprendizado e engajamento cívico, especialmente entre os jovens.
Profa. Dra. Ana Caroline Montezano Gonsales Jardim
Título do Projeto: Repercussões e impactos da violência doméstica e familiar na vida de crianças e adolescentes: estudo de caso no Juizado da Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Pelotas (JVDF)
Sobre o Projeto: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada na modalidade
de estudo de caso, com o objetivo geral de identificar e analisar as repercussões e os impactos da violência doméstica e familiar na vida de crianças e adolescentes, enquanto filhos de mulheres em situação de violência. Parte-se do pressuposto de que, embora a violência doméstica e de gênero vitime diretamente um único integrante do grupo familiar — predominantemente as mulheres — seus efeitos extrapolam a vítima direta, incidindo de modo indireto sobre todos os demais membros do grupo, com ênfase especial naqueles em condição singular de desenvolvimento.
Profa. Dra. Carla Silva de Avila
Título do Projeto: A Questão Racial nas Políticas de Enfrentamento das Desigualdades nas Prefeituras da Região Sul do RS
Sobre o Projeto: O presente projeto tem como objetivo analisar de que forma a pauta racial é agenciada nos processos de organização e efetivação de políticas sociais e governamentais nas prefeituras da região sul do Rio Grande do Sul. Parte-se da análise da agenda política das prefeituras das cidades com maior incidência de população negra, segundo o último censo realizado pelo IBGE em 2022. A proposta configura-se como uma pesquisa guarda-chuva, buscando compreender de que forma a pauta racial foi abordada no último ano da Década Internacional de Afrodescendentes da ONU (2015-2024) e como será tratada na segunda década (2025-2034).
Profa. Dra. Cristine Jaques Ribeiro
Título do Projeto: O Direito à Cidade e os Diferentes Modos de Ocupar o Espaço Público: O Planejamento Urbanístico em Questão
Sobre o Projeto: Quais os mecanismos utilizados pelo planejamento urbanístico dos municípios de Pelotas e Rio Grande que podem submeter o espaço público ao ordenamento da iniciativa privada? O pressuposto deste estudo se afirma sobre a perspectiva que o Planejamento urbanístico destes municípios é resultado da construção de uma politica urbana submetida a cooperação com a iniciativa privada. Para tanto, com as questões acima apresentadas se entende a importância de reconhecer os processos de desigualdade urbana que ferem a consolidação do Direito à cidade para as populações empobrecidas.
Profa. Dra. Letícia Oliveira de Menezes
Título do Projeto: Avaliação das Políticas de Saúde em Pelotas e Região Sul do Rio Grande do Sul
Sobre o Projeto: Em que medida as políticas públicas de saúde implementadas em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul e na região Sul do Brasil, têm promovido a qualificação das informações em saúde e alcançado resultados efetivos, considerando os desafios locais na coleta, análise e uso desses dados, bem como os impactos reais dos programas e ações governamentais na saúde da população? Esta é a questão norteadora da pesquisa sob responsabildiade da Profa. Letícia Oliveria de Menezes. Para tanto, o objetivo deste estudo é avaliar as políticas de saúde no município de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul e na região Sul do Brasil, com foco nas informações em saúde e na análise da implementação, resultados e impactos de programas e ações governamentais direcionadas ao setor da saúde.
Prof. Dr. Luiz Antônio Bogo Chies
Título do Projeto: Impactos da Oferta de Graduação EAD à Pessoas em Privação de Liberdade em Estabelecimentos Penais da 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul – Acordo de Cooperação SSPS/SUSEPE – UCPEL
Sobre o Projeto: Pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso, com o objetivo geral de identificar e analisar os impactos da oferta de bolsas de estudo em nível de graduação EaD (Educação à Distância) para pessoas privadas de liberdade no âmbito territorial da 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul. Tais impactos, seja em relação às condições e dinâmicas da oferta, seja em termos da capitalização cultural institucionalizada e suas repercussões, serão investigados em relação aos diferentes grupos de sujeitos envolvidos na oferta: pessoas privadas de liberdade; equipes institucionais da Universidade Católica de Pelotas e dos estabelecimentos penais. Procedimentos de coleta de dados múltiplos, incluindo observações diretas, análises documentais, formulários, questionários e entrevistas. Análises de dados subsidiadas por softwares facilitadores em dimensões quantitativas e qualitativas (SPSS e NVIVO, por exemplo).
Profa. Dra. Mónica de la Fare
Título do Projeto: A Ética e Integridade na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais em Argentina, Brasil e Colômbia
Sobre o Projeto: Esta pesquisa objetiva realizar um estudo comparado internacional sobre as políticas de formação e regulação da ética em pesquisa e da integridade científica em CHS em Argentina, Brasil e Colômbia, considerando os debates internacionais e a produção de conhecimento sobre avaliação responsável e melhoria da cultura e dos ambientes de pesquisa frente aos desafios atuais.
Prof. Dr. Tiago de García Nunes
Título do Projeto: Soberania e Segurança Alimentar em Pelotas/RS: A Implementação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Produção, Equipamentos Públicos de Abastecimento e o Direito Humano à Alimentação Adequada
Sobre o Projeto: Trata-se de uma pesquisa explicativa aplicada de natureza qualitativa, que utilizará de técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, assim como pesquisa de campo com entrevistas com roteiro semi-estruturado. Orienta-se epistemologicamente pela matriz crítico-dialética a fim de apontar e compreender as barreiras na construção da Politica Municipal de Segurança e Soberania Alimentar em Pelotas. O objeto da pesquisa consiste na análise da política de segurança alimentar e nutricional no município de Pelotas/ RS, mediante o acompanhamento do conselho municipal de segurança alimentar e nutricional (COMSEA), com enfoque na produção, nos equipamentos públicos de abastecimento e do Direito Humanos à Alimentação Adequada.
Profa. Dra. Vini Rabassa da Silva
Título do Projeto: Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (RAMSV): Uma Análise Crítica e Propositiva para a Efetivação da Proteção, da Segurança, da Justiça e da Emancipação Social das Mulheres no Município de Pelotas
Sobre o Projeto: Pressupondo que o inadequado funcionamento da REVM é um dos fatores responsáveis pela ineficácia da política e pela reincidência da violência, este projeto pretende responder o seguinte problema: Quais são os principais entraves e elementos propulsores para que a REVM existente em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, constituída por serviços vinculados às políticas da assistência, justiça, segurança e saúde, garanta um atendimento qualificado, integral e integrado, que possibilite a proteção e a emancipação social das mulheres? Para responder a esta questão será usada a abordagem qualitativa, seguindo o método do materialismo histórico-dialético, desenvolvido, com diversas técnicas e instrumentos (visitas, observação direta, estudo documental e entrevistas em profundidade).