Grupos de Pesquisa

Laboratório Social de Administração da Justiça, Conflitos e Tecnologias
Coordenador: Prof. Dr. Aknaton Toczek Souza
Sobre o Grupo: O grupo propõe investigar criticamente os processos de administração da justiça e de gestão dos conflitos sociais em contextos atravessados por intensas transformações tecnológicas. Parte do interesse em compreender como as tecnologias influenciam a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e sociais e seus movimentos, grupos de interesse, coletivos e atores sociais, bem como seus efeitos sobre os modos de sociabilidade, os circuitos de conflito e os dispositivos de controle social.

Grupo de pesquisa Famílias, Infâncias, Juventudes e Políticas Sociais – GEFIJUSS
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Caroline Montezano Gonsales Jardim
Sobre o Grupo:

Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Políticas de Promoção da Igualdade Racial – GPIPPIR
Coordenadora: Profa. Dra. Carla Silva de Avila
Sobre o Grupo: O grupo é composto por estudantes, pesquisadores, ativistas sociais e políticos e outros profissionais das ciências sociais e humanas, atuantes na temática das relações étnico-raciais. Destina-se à organização teórico conceitual, metodológica e prática da percepção e aplicação das múltiplas articulações da categoria interseccionalidade no processo de percepção e ação na realidade social, bem como da região sul do Rio Grande do Sul. Foca-se na problematização da categoria interseccionalidade, nos marcadores de classe, raça, gênero e sexualidade, para percepção e análise acadêmica em pesquisas de doutorado, mestrado, trabalhos de conclusão de curso, apresentação de trabalho em eventos acadêmicos e científicos com publicações nos anais sobre os processos de promoção da igualdade.

CORPOS CATIVOS – Grupo de Pesquisa em Encarceramento, Violência Estatal e de Gênero – GPEVEG
Coordenadora: Profa. Dra. Christiane Russomano Freire
Sobre o Grupo:

Grupo de Estudos e Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental e Observatório dos Conflitos da Cidade
Coordenadora: Profa. Dra. Cristine Jaques Ribeiro e Prof. Dr. Tiago de García Nunes
Sobre o Grupo: O Grupo de estudo e pesquisa foi criado em 2012, cujo objetivo primeiro foi problematizar as questões que tratam dos processos de desigualdades socioambientais, resultantes da concentração de terra e da negação de direitos dos diferentes modos de existir das populações que habitam o campo. Evidenciando os temas transversais, como: Agroecologia e Soberania Alimentar. Posteriormente, foi ampliado objetivo para o diálogo com os conflitos relacionados ao tema urbano e a negação do direito à cidade. O GEP acompanha pesquisas vinculadas ao Programa de Pó-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas bem como acompanha ações coletivas oriundas das organizações populares do Município de Pelotas.
Site do Grupo: Clicar aqui

Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários – GITEP
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Antônio Bogo Chies
Sobre o Grupo: Desde sua origem, através de um projeto de extensão (a partir de 1997) o Grupo atua com ênfase no campo temático da questão penitenciária. Em 1999 consolidou-se como grupo de pesquisa, ensino e extensão, já tendo desenvolvido investigações com foco nas relações entre Estado e sistema prisional, bem como em aspectos pontuais: a prisionalização dos agentes penitenciários, o encarceramento feminino, as saídas temporárias e a remição (como institutos da execução penal), entre outros. Possui vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel.
Site do Grupo: Clicar aqui

Grupo de Pesquisa Políticas Sociais, Programas de Transferência de Renda, Gênero e Pobreza
Coordenadora: Profa. Dra. Mara Rosange Acosta de Medeiros
Sobre o Grupo: O grupo estuda o processo histórico das políticas sociais, com ênfase na Política de Assistência Social, a criação e ampliação dos Programas de transferência de Renda (PTRs) como estratégias de enfrentamento da pobreza, abarcando, também o viés de gênero. Pretende contribuir para a análise das políticas sociais bem como, oferecer subsídios para os gestores, na implementação de políticas e programas que rompam com a questão geracional da pobreza.

Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais, Desigualdades Sociais e Diversidade Cultural
Coordenadora: Profa. Dra. Mónica de la Fare
Sobre o Grupo: Este grupo de pesquisa reúne estudantes, pesquisadores e outros profissionais das ciências humanas e sociais preocupados com as políticas e experiências educacionais que envolvem pessoas adultas e jovens, na Educação Básica (EJA), na Educação Superior e seus contextos. Trata-se principalmente de estudos sócio-históricos e políticos nos que prevalece um ponto de vista latino-americano, com especial atenção às desigualdades sociais, à diversidade cultural, focalizando a análise das políticas públicas, principalmente as educacionais e de ciência e tecnologia. Para isso, recorre-se a interfaces entre perspectivas críticas provenientes da política educacional, sociologia e filosofia da educação, sociologia e antropologia da moral, estudos feministas e decoloniais. Neste espaço desenvolvem-se ações de pesquisa/ensino/extensão e transferência de conhecimentos, com parcerias com universidades nacionais e estrangeiras.

Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais, Cidadania e Serviço Social
Coordenadora: Profa. Dra. Vini Rabassa da Silva
Sobre o Grupo: O grupo desenvolve processos investigativos e interventivos na área das políticas sociais, sistematizando práticas, socializando saberes e produzindo conhecimentos que possam instrumentalizar e qualificar o trabalho dos gestores de políticas públicas, dos profissionais e da sociedade civil para a proposição, implementação, execução, controle social e avaliação de políticas sociais. Atua prioritariamente com organizações da sociedade civil, movimentos sociais, órgãos gestores de políticas públicas, entidades de assistência social, conselhos, fóruns e profissionais que trabalham com políticas sociais. Privilegia os processos de produção de conhecimento multi e interdisciplinares que permitam uma visão global dos fenômenos e uma intervenção articulada aos problemas estruturais, que impedem o acesso aos direitos sociais e ao desenvolvimento social.