O mês de outubro é marcado pelo Outubro Prateado, uma iniciativa que busca valorizar e promover a autonomia e a independência das pessoas idosas. Além disso, a campanha tem como meta sensibilizar a população sobre a importância de garantir o bem-estar físico, mental e social dos idosos. Com este mote, a Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o Cetres e Universidade Aberta da Maturidade (UAMI), realiza de terça a quinta (8 a 10), a VIII Jornada Multiprofissional em Saúde do Idoso e Semana do Idoso Cetres/UCPel, evento focado na memória e no processo de envelhecimento.
De acordo com o coordenador da residência, Flaviano Moreira, participam do evento residentes da Fisioterapia, Farmácia, Psicologia e Enfermagem. «Temos uma programação cheia de troca de experiências que vão desde nutrição, à memória, passando pela importancia da ativiade física na terceria idade, entre outros. Sem dúvida uma bela oportunidade de debate», disse.
A residente do 2º ano, Júlia Peres Ávila, considera um momento muito importante para o compartilhamento científico e da comunidade para diferentes populações, como idosos, acadêmicos e profissionais, gerando melhor acesso nas informações. O residente de 1º ano, Gustavo D’Avila Nunes, acredita que a experiência possibilita o aprendizado sobre uma temática corriqueira, mas que necessida de melhor aproveitamento e da atuação de uma equipe multiprofissinal.
A partir das 17h, está sendo realizada a palestra sobre a importância da nutrição para a saúde cognitiva e como isso pode ajudar a promover a memória na população idosa, com a Nathália Maas. Às 18h, Anielly Costa comanda a palestra intitulada Tecendo Memórias. Logo depois, às 19h40, terá a palestra sobre a importância da atividade física e da aprendizagem motora no envelhecimento saudável, com Gabriele Oliveira. E para encerrar o dia, às 20h30, haverá debate sobre a importância do trabalho cognitivo na terceira idade.
Na quarta (9), às 17h terá momento cultura com o Cetres. Às 17h20, a Raquel Janelli vai falar sobre o impacto da Covid longa em idosos, focando em uma coorte de pacientes de Pelotas. Depois, às 18h20, Daiana Canabarro palestra Se fui jovem, não lembro. E 20h, Renato Vianna falará sobre memória no envelhecimento, abordando cuidados e medicação.
Na quinta (10), às 17h após o momento cultural do Cetres, terá palestra com Cláudio Santos, que vai falar sobre espiritualidade, fé e envelhecimento, com o título Ainda que minha mente e o meu corpo enfraqueçam.
Depois, às 18h20, Zayanna Lindoso vai discutir a intervenção da Terapia Ocupacional no desempenho cognitivo de pessoas idosas.
Para encerrar o evento, Graciele Mendes falará às 20h, sobre reabilitação em pacientes idosos com demência, focando na avaliação e conduta fisioterapêutica.
Redação Lucas da Silva Gonçalves