Artigo de docente da Católica é publicado em boletim que reúne pesquisadores da América Latina

O docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Católica de Pelotas (UCPel), César Augusto Costa, teve um artigo publicado no Boletim do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). O trabalho intitulado «Entre lutas e resistências: por uma ecologia política de libertação a partir de Enrique Dussel» está na edição de 10 de agosto de 2022.

O Boletim, com alcance em todo continente latino-americano e caribenho, é produzido pelo Grupo de Trabalho «Ecologia Política desde o Sul/Abya Yala» e reúne diversos pesquisadores da América Latina.

Nesta produção, o pesquisador aponta que a ecologia política deve ser dimensionada pelas lutas sociais e podem ser evidenciadas na forma de propor a superação do «mito da modernidade» – mito que, em termos ambientais, permanece alienando de forma violenta e eurocêntrica as condições sociais da periferia negada; do homem, da mulher e do indígena subalternizados; do negro escravizado; das comunidades tradicionais e demais grupos sociais excluídos que buscam sua libertação pela superação deste modelo civilizatório eurocentrado capitalista.

Confira a publicação.