O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) promoveu encontro híbrido com representantes dos conselhos municipais da região sul. Estiveram em pauta as dinâmicas vivenciadas, os desafios e as dificuldades enfrentadas, assim como as conquistas do período.
Participaram do encontro os Conselhos Municipais do Idoso, da Cultura, da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades, dos Direitos da Mulher de Pelotas e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bagé. Na atividade, os participantes apresentaram a atual dinâmica de trabalho, as conquistas, avanços e os desafios enfrentados no cenário atual.
Conforme o mestrando Gabriel Ribeiro, nas falas dos participantes foi possível perceber algumas das dificuldades vivenciadas, como a falta de apoio financeiro para a realização das atividades e o pouco reconhecimento do trabalho dos conselhos, tanto por parte da sociedade civil como pelo setor governamental. Como conquistas dos grupos, a garantia de direitos dos usuários das políticas sociais e o fortalecimento do seu protagonismo foram pontos destacados.
De acordo com Ribeiro, os relatos além de mostrar a importância dos conselhos municipais na deliberação e execução de políticas públicas, complementaram o aprendizado de sala de aula. “É fundamental essa experimentação unindo teoria e prática, particularmente em PPGs da área de ciências sociais aplicadas, como o nosso”, explica.
Para a professora do PPGPSDH Vini Rabassa da Silva, encontros como os promovidos pelo PPG da UCPel são espaços importantes para a troca de experiências. “É importante perceber como os conselhos valorizam a UCPel como instituição que sempre os apoia, e como apreciam momentos para expor a realidade vivenciada”, comenta.
A atividade ocorreu no dia 11 de novembro.