Professora do PPGPSDH participa de seminário sobre Pesquisa Social

 

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, professora Aline Mendonça, palestra no seminário “ As bases epistemológicas para a pesquisa social”, nesta terça-feira (20). O evento virtual reúne os programas de pós-graduação de três  instituições do sul do país: Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A docente da Católica participa do seminário com o tema “Teorias pós-coloniais e epistemologias do sul”. A palestra da professora Aline Mendonça compõe a segunda etapa do evento que é dividido em três momentos. O primeiro ocorreu em julho com a palestra ”Abordagens orientadas pela perspectiva marxista”, realizada pelo professor Avelino da Rosa Oliveira. O último encontro virtual irá debater, em agosto, “Michel Foucault e sua contribuição para as ciências sociais e humanas”, pela professora Sandra Caponi.

Discutir a Pesquisa Social

De acordo com uma das coordenadoras do seminário e professora do PPGPSDH da Católica, Vera Maria Ribeiro Nogueira, a proposta do evento é discutir as abordagens utilizadas nas pesquisas sociais que têm dado respostas mais consistentes relacionadas ao estudo das políticas sociais, das ações profissionais no Serviço Social e das políticas públicas. A ideia é manter o debate sobre o tema mesmo com o término da programação do seminário.  “Queremos dar continuidade a esse debate, aprofundando ainda mais o conhecimento sobre a pesquisa social porque é uma pesquisa utilizada por todos nossos alunos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado, e então entendemos que não podemos deixar de fazer esse debate”, conclui a docente do PPGPSDH da UCPel.

Redação: Alessandra Senna