Professora da UCPel será consultora estadual da Mostra Nacional de Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional

A professora do Programa de Pós-Graduação de Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Christiane Russomano Freire, será a consultora estadual da Mostra Nacional de Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional. A docente foi escolhida em razão de sua pesquisa e projetos de extensão. As atividades serão realizadas de 15 a 18 de julho na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba e na Penitenciária Estadual de Charqueadas 2.

A Mostra é organizada pelos Ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania e da Cultura e conta com a cooperação da Organização dos Estados Íbero-Americanos (OEI) e da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) do Rio Grande do Sul.

O conceito

A Mostra de Cinema e Direitos Humanos iniciou-se em 2006. O evento visa democratizar o acesso ao cinema e ampliar o debate sobre direitos humanos. Serão exibidos 13 curta-metragens brasileiros que abordam temas sociais, históricos e contemporâneos, conforme explicou Christiane.

Esta será a primeira edição da Mostra a ser realizada no sistema prisional. Ações como essa, ressalta Christiane, mostram a importância da garantia dos direitos de pessoas que têm sua liberdade privada. 

Ao final, os participantes farão um relatório a partir da obra que assistiram e de suas vivências. Aqueles que tiverem presença nos dois dias e concluído a atividade terão a pena reduzida em um dia, conforme indica a resolução nº 391 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que reconhece a remição da pena por leitura e/ou por práticas sociais educativas.

A Mostra será realizada nos dias 15 e 16 na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba e nos dias 17 e 18 na Penitenciária Estadual de Charqueadas 2.

Christiane emocionou-se ao falar da importância do projeto. “É possível que com essas práticas criemos espaços acolhedores, espaços que não sejam violentos, que respeitem as pessoas e suas histórias. Com iniciativas como essa, resgatamos a autoconfiança e a autoestima das pessoas. É muito gratificante estar à frente de projetos como esse”, celebrou a docente.

 

Asas à Leitura

Entre os projetos coordenados pela professora, destaca-se o “Asas à Leitura”, desenvolvido pela UCPel. A iniciativa consiste em oficinas mensais com monitorados eletrônicos do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 5ª Região Penitenciária. O foco é promover a leitura entre pessoas em regime semiaberto. Os participantes leem obras literárias e produzem relatórios sobre o conteúdo lido.

A cada atividade realizada, o apenado tem direito à redução de quatro dias na pena. Em funcionamento há três anos, o projeto já beneficiou diversos participantes, promovendo transformação pessoal e social, segundo Christiane.

 

Redação Lucas Pereira