UCPel promove simpósio de leitura no sistema penal

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e com a Polícia Penal do Rio Grande do Sul, o primeiro simpósio voltado à discussão das práticas de leitura em unidades prisionais. O evento reuniu pesquisadores, estudantes, agentes penitenciários e representantes de projetos voltados à educação no sistema penal, nesta quarta-feira (19), no Auditório da Faculdade de Direito da UFPel, destacando a importância do livro como instrumento de transformação social.

Durante a abertura, a professora Ana Cláudia Lucas enfatizou o papel da leitura no processo de reinserção e desenvolvimento humano. “A leitura é um instrumento valioso de reflexão, de desenvolvimento dos potenciais críticos e, por isso mesmo, também é um método pedagógico de qualificar os apenados”, afirmou, destacando que a educação dentro dos presídios amplia oportunidades e contribui para a redução da reincidência.

A coordenadora do projeto Asas à Leitura, Christiane Russomanno Freire, lembrou que o simpósio possui um significado especial por ser realizado na região onde a iniciativa nasceu. “Este simpósio é realizado pela primeira vez aqui, na região onde o Asas à Leitura foi concebido. Este projeto mudou a vida de muitas pessoas, tanto estudantes quanto apenados que mudaram de vida”, destacou.

Asas à Leitura

O Asas a Leitura é um projeto pioneiro que realiza oficinas mensais com monitorados eletrônicos do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 5ª Região Penitenciária. O foco é promover a leitura entre pessoas em regime semiaberto. A cada atividade realizada, o apenado tem direito à redução de quatro dias na pena. Esta será uma das iniciativas apresentadas por alunos e docentes da UCPel. O projeto integra alunos do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel.

Desde sua criação, mais de 60 pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa, segundo Russomanno. Os resultados, afirma, demonstram que a leitura pode atuar como ferramenta efetiva de transformação pessoal, auxiliando na reconstrução de trajetórias e abrindo novas perspectivas para o futuro.

 

Redação: Lucas Pereira

Fotos: Bruno Böhm