
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, na próxima segunda-feira, 3 de novembro de 2025, o lançamento do Mapa da Violência 2025, um estudo inédito que analisa as dinâmicas contemporâneas da violência, das políticas penais e das formas de resistência social no Brasil.
O evento é uma realização do Laboratório Social de Administração da Justiça, Conflitos e Tecnologia (LSd), em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais – Penitenciários (GITEP/UCPel) e o Grupo de Pesquisa Corpos Cativos (GPCC/UCPel), no âmbito da Linha 2 do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel.
Com transmissão ao vivo pelo canal Arena Sociológica no YouTube (assista aqui
), o encontro terá início às 18h e reunirá pesquisadoras e pesquisadores que vêm se dedicando à compreensão crítica das violências e das respostas sociais e institucionais a elas.
Durante o debate, serão apresentados dados inéditos produzidos a partir das investigações realizadas pelos grupos de pesquisa da UCPel, destacando tendências recentes, impactos das políticas penais e desafios para a formulação de políticas públicas orientadas pela defesa dos direitos humanos.
Redação: Gabriel Motta
