O professor do Programa de Pós-Graduação de Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) da universidade, Aknaton Souza, teve três trabalhos aprovados em congresso internacional da Fiocruz.
A Fiocruz Brasília é uma das instituições colaboradoras do I Congresso Internacional de Direito Sanitário, que acontece em Granada (Espanha), por meio do Programa de Direito Sanitário (Prodisa). Os trabalhos aprovados abrangiam duas áreas temáticas distintas, sendo dois na área de Formas Democráticas de Construção de Regulamentos da Saúde e um na área de Liberdade de Expressão, Fake News e Direito à Saúde.
Para Souza, as pesquisas evidenciam a ligação entre sistemas. “É bastante importante porque mostra a conexão que há entre política social, direitos humanos e a questão vinculada aos direitos que vão envolver as questões sanitárias, seja o acesso à saúde, mas também seja as consequências negativas que possam ocorrer em outros aspectos da vida social”, diz.
Os trabalhos são frutos de um processo coletivo interdisciplinar em pesquisa do GITEP e de pesquisadores de diferentes áreas do Brasil. “É muito bacana construir essa rede de pesquisa em discussões que vão envolver direitos humanos, acesso à saúde, acesso ao direito e etc”, completa.
Confira os trabalhos aprovados:
Negacionismo e Pânico Moral na Construção de Normativas de Saúde: A Desinformação Sobre a Cannabis e seus Impactos na Democracia e no Direito à Saúde. Aknaton Toczek Souza Pablo Ornelas Rosa Eliane Nunes Guerra Felipe Lazzari Da Silveira e Paulo Fraga; A Regulação da Cannabis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil e a Participação Popular em Políticas de Saúde. Konstantin Gerber, Márcio Teixeira Bittencourt, Bianca Uequed, Aknaton Toczek Souza e Eliane Lima Guerra Nunes; Criminologia Conservadora e Pânico Moral nas Plataformas Digitais: A Construção de Narrativas Sobre a Cannabis e o Direito à Saúde. Aknaton Toczek Souza, Pablo Ornelas Rosa, Eliane Nunes Guerra, Giovane Matheus Camargo e Paulo Fraga.
Redação: Lucia Ippolito