Questão ambiental na América Latina é pauta de artigo de docente da UCPel publicado em revista de destaque nacional

A pesquisa intitulada “Questão Ambiental na América Latina por um marxismo insurgente em Enrique Dussel”, realizada pelo coordenador do Programa de Pós Graduação em Políticas Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) César Costa em parceria com o docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Frederico Loureiro foi publicada na edição de outubro de 2023 da Revista Textos e Contextos. 

Considerada uma das mais qualificadas da área 32 com acesso nacional, a publicação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O artigo está disponível na íntegra através do site da revista.

Na produção, foram assinadas relações entre a questão ambiental e a estrutura do sistema-mundo moderno-colonial em sua dinâmica de enfrentamento político sob a ótica do denominado “leitura insurgente”. Os autores listaram vínculos entre a questão ambiental e as insurgências na América Latina, apontando que o ponto central é a degradação da natureza para reflexões insurgentes, que, segundo eles, gera uma leitura crítica a partir da lógica de injustiça ambiental para os povos tradicionais e originários. 

Redação: Lucia Ippolito