Coordenador do PPGPSDH participa de audiência no Ministério dos Povos Originários

O coordenador do Programa de Pós Graduação em Políticas Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), César Augusto Costa, participou de audiência para evidenciar iniciativas e contribuições do curso no debate dos Direitos Humanos e os conflitos socioambientais de comunidades originárias e tradicionais em nível local, regional e nacional. O encontro aconteceu no dia 10 de novembro no Ministério dos Povos Originários.

A audiência, que também teve a participação da coordenadora de projetos do Ministério, Aurora Liuzzi, abordou

segmentos do curso em diferentes linhas: Pesquisa Trabalho, sociabilidades e resistências políticas. Com dados de Universidades, Instituições e pesquisadores em nível governamental foram criadas relações à organização do mapa de conflitos socioambientais, tema que também foi discutido no encontro.

Possíveis alternativas foram apresentadas ao Ministério objetivando institucionalizar ações que envolvem os povos originários e tradicionais no âmbito universitário e da pós-graduação. A discussão dos cenários de sistematização dos conflitos no Brasil, foi uma das linhas de destaque da sessão, já que o coordenador possui artigo e atuação na região sul.

redação: Lucia Ippolito