Revista do PPGSPSDH passa a integrar o Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

A revista online Sociedade em Debate, produzida e publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) agora pode ser encontrada no Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras (Miguilim). O acervo é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), órgão de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI).

Com objetivo de aumentar a qualidade editorial das publicações brasileiras; promover a internacionalização da Ciência do país e democratizar o acesso ao conhecimento científico, o Miguilim é um importante indicador da confiabilidade do periódico da UCPel, conforme aponta a docente do PPGPSDH e editora-chefe da revista, Vera Nogueira. “É uma credencial para a nossa revista de que ela obedece as boas práticas da editoração e que mantém seu acesso integralmente aberto”, enfatiza a professora.

Uma avaliação com base em critérios sedimentados pela literatura científica e instituições internacionais é realizada para que uma publicação receba o aceite no diretório. Vera destaca que este controle exerce um combate às revistas ditas predatórias — edições sem revisão de pares, ou seja, feita por outros cientistas com expertise no tema estudado. “Estar no Miguilim significa que o setor público reconhece que nossa revista tem qualidade”, conclui a editora-chefe.

Conheça a Sociedade em Debate

Com um conceito Qualis A2, a revista é um espaço plural para divulgação, debate e difusão de produções científicas relacionadas às Políticas Sociais, ao Serviço Social e aos Direitos Humanos. Com quatro edições por ano, a Sociedade em Debate divulga cerca de 15 artigos por publicação.

Interessados em contribuir com a revista podem conferir a aba “sobre”, na página do periódico, para saber mais sobre as políticas das seções disponíveis, bem como as diretrizes para autores; as condições para a submissão e o processo de avaliação pelos pares. Autores brasileiros e internacionais podem enviar suas pesquisas e estudos inéditos.

Redação: Caroline Albaini