UCPel promove curso de formação para agentes sociais

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Política Social, Cidadania e Serviço Social e o curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (GPE PSCSS/UCPel) promovem capacitação voltada à agentes sociais com atuação em paróquias. Os encontros mensais ocorrem entre 30 de agosto a 8 de novembro com o tema “Cáritas: fundamentos, desafios atuais e ação transformadora”.     

Disponibilizado em quatro etapas de formato híbrido, as aulas ocorrerão nos dias 30 de agosto, 27 de setembro, 25 de outubro e 8 de novembro, das 14h às 17h, na sala 410C do Campus I da UCPel e pelo Google Meet.

Conforme a coordenadora do curso, professora Vini Rabassa da Silva, a capacitação abrirá novos horizontes para aqueles que já estão engajadas no trabalho voluntário. “Dada a complexidade das situações de vulnerabilidade social, é um grande desafio nesse momento realizar um trabalho com uma perspectiva transformadora”, avalia.

Devido a isso, a capacitação procurará habilitar os participantes para vislumbrar novas alternativas no desenvolvimento do trabalho voluntário. “Inclusive, queremos  reforçar o esforço que esses agentes já estão fazendo para que eles sigam a cada dia mais incentivados nessa trajetória”, completa a docente. 

As inscrições podem ser feitas pelo formulário. Poderão se inscrever 2 agentes sociais por cada paróquia, pastoral, movimento ou demais instituições.

Programação 

 

30/08 – Ensino Social da Igreja e Cáritas: característica e missão. Palestrantes: Padre Danilo, assistente social Jacira (secretária regional da Cáritas)

27/09 – Análise de conjuntura: realidade brasileira, realidade gaúcha e realidade pelotense. Palestrantes: Professor Avelino Oliveira e professor Renato Della Vechia. 

25/10 – Questões sociais e desafios para a ação transformadora: raça, classe e gênero. Palestrantes: professora Mara Rosane de Medeiros e professora Carla Ávila

08/11 – Ação transformadora: pressupostos, metodologia e dimensões. Palestrantes: professora Cristine Jaques Ribeiro e professora Vini Rabassa da Silva

 

Redação: Camila de Leon