PPGPSDH/UCPel recebe coordenadores da Capes

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) recebeu os coordenadores da área 32 (Serviço Social) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O encontro, com objetivo de tratar da importância da autoavaliação interna dos cursos, aconteceu de forma remota.

A coordenação de área da Capes expôs a importância da autoavaliação interna dos cursos — uma tarefa que sinaliza um “olhar de dentro para fora” dos que fazem pós-graduação nas Universidades em relação aos vínculos entre o curso, a formação e seu envolvimento com a sociedade. Também foram abordados pontos essenciais visando essa avaliação, que exigem um envolvimento conjunto dos docentes, discentes e da instituição como um todo. 

Os coordenadores recomendaram encaminhamentos importantes sobre a avaliação interna do PPG para articular o planejamento estratégico do curso e o projeto institucional da Universidade. Para isso, foram mapeados pontos frágeis e avanços relativos à última quadrienal (2017-2020). 

Da reunião, ocorrida no dia 22 de agosto, participaram os coordenadores Hamida Assunção Pinheiro da Universidade Federal do Amazonas (UEA), Monica Senna da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Ricardo Lara da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também estavam presentes o corpo docente, parte dos discentes e a secretaria do curso. 

Por Inácio Maron