Instituto de Formação Humanística da UCPel promove aula inaugural

No dia 21 de agosto, às 19h15, ocorrerá aula inaugural do Instituto de Formação Humanística Universidade Católica de Pelotas (IFH/UCPel). A atividade integra o ciclo Diálogos Latino-americanos e receberá o professor Paulo César Carbonari com a palestra “Franz Hinkelammert e os Direitos Humanos”. A transmissão ocorrerá pelo canal Theo Philo no Youtube. 

Conforme o coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPel) César Augusto Costa, Carbonari abordará, a partir de Hinkelammert, que embora a maioria dos países tenha conseguido solidificar suas democracias, a derrota do totalitarismo não significou o fim das violações aos direitos humanos.

O projeto Diálogos Latino-americanos conta com a organização do curso de Teologia e Filosofia/UCPel, Programa Horizontes e o Projeto Duas Palavras/UCPel, com apoio do PPGPSDH/UCPel e Núcleo de Estudos Latino-americano(Nel). 

Palestrante 

Carbonari se graduou em Filosofia, com Mestrado pela UFG e Doutorado pela Unisinos, onde, junto com a Unochapecó, UCS e PUCRS, foi professor convidado em cursos de especialização em Direitos Humanos, além de em cursos e atividades na UFRGS, UPF, URI, UFFS e outras instituições. Ele também é membro da MNDH, ReBEDH, ANDhEP e educador social na SMDH e CEAP. 

Com experiência enfatizada em Ética e Filosofia Política, ele é autor de artigos, capítulos e livros em vários temas de filosofia, ética e direitos humanos. Ele atua principalmente em responsabilidade ética, direitos humanos, organização social e participação popular.

Redação: Inácio Maron