Arena Sociológica debate fenômenos e situações contemporâneas na UCPel

Nos dias 28 e 29 de agosto ocorre na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o evento Arena Sociológica. A atividade tem como objetivo qualificar o debate científico de forma interdisciplinar a partir das ciências sociais. A promoção é do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) e ao curso de Direito. 

A primeira edição do evento será realizada presencialmente com temas: Tecnoconservadorismo e Plataformização no dia 28; e  Política de controle sobre drogas para além de uma abordagem jurídica, no dia 29. A mesa de debate contará com a participação dos professores Pablo Ornelas Rosa, da Universidade Vila Velha(UVV), Aknaton Toczek Souza (UCPel), e Felipe Lazzari da Silveira (UCPel). 

As duas atividades iniciais da Arena vem com a ideia de criar um espaço interdisciplinar a partir das ciências sociais. “Com os encontros, queremos pensar fenômenos e situações contemporâneas, discutindo assuntos atuais na visão da ciência social como tecnologia, política, plaformização da vida, da democracia do direito”, explica Souza. 

Para o docente, o projeto será uma proposta perene que unifica uma série de atividades acadêmicas, científicas e de extensão, como eventos, lives, mesas–redondas, palestras. Temas ligados a tecnologias, direito, políticas públicas e segurança serão foco dos encontros.

A palestra do dia 28 ocorre às 19h15 na sala 410C, com inscrições pelo formulário. No dia 29, o encontro será às 9h30 na sala 319C com inscrições pelo formulário 2. O evento fornecerá certificado de 3 horas. Mais informações estão disponíveis na página do Gitep ou pelo e-mail aknaton.souza@ucpel.edu.br.

Redação: Camila de Leon