PPGPSDH retoma encontros do Seminário Internacional Permanente ELAUD

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) promove a retomada dos encontros do Seminário Internacional Permanente – Emancipaciones Latinoamericanas: entre Utopías y Distopías (ELAUD). O encontro on-line será aberto e ocorre nesta terça-feira (6), às 19h, pelo perfil do PPGPSDH no Facebook

Com o tema Emancipación y liberación hoy en Latinoamérica – significados, retos y visiones hacia el futuro, o painel propõe um processo de atividade contínua de educação sociopolítica sobre o presente e futuro da América Latina; especialmente, por meio da exploração de conceitos, práticas e possibilidades/impossibilidades de “emancipações” no continente.

Participam do encontro de retomada os painelistas Ana Silvia Monzón (FLACSO-Guatemala); Constanza Fletcher (Asociación Colombiana de Sociología – Colombia);  Roberto Leher (Universidade Federal de Rio de Janeiro) e Úrsula Roldán (Universidad Rafael Landívar-Guatemala). A moderação será feita pelo docente Breno Bringel (Universidade Estadual de Rio de Janeiro). 

Na abertura do evento, estarão presentes os professores César Augusto Costa (PPGPSDH/UCPel); Pablo Vommaro (CLACSO); Angélica Cuellar (ALAS) e Aleksander Aguilar-Antunes (O Istmo). 

Para 2023, a intenção será a de realizar uma edição presencial do evento na UCPel. A princípio, a atividade deve ocorrer em de maio, com a participação dos promotores PPGPSDH/UCPel, Asociación Latinoamericana de Sociología (ALAS), Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), Articulación Centroamericanista O Istmo.   

 

Conheça mais sobre o projeto 

Iniciado em 2021 e consolidado em 2022, por meio da promoção do PPGPSDH/UCPel em aliança entre a Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS), o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e a Articulación Centroamericanista O Istmo, o projeto ELAUD é uma proposta de formação de um espaço acadêmico qualificado e sustentado para o debate sobre questões de emancipação/liberdades na América Latina.

Durante o ano de 2021, foi instituída uma série de atividades experimentais em três edições, nos meses de outubro, novembro e dezembro, de mesas virtuais de discussão com transmissão online ao vivo. Participaram convidados da academia, de movimentos sociais de diferentes países e territórios da região em diálogo mediado.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101