César Augusto Soares da Costa assume o PPGPDH da UCPel

O professor César Augusto Soares da Costa é o novo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPDH) da Católica de Pelotas (UCPel). Já projetando os próximos anos, o docente fala sobre representatividade e espera por um ciclo de muito aprendizado.

Sociólogo, César possui graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e em Teologia, pela UCPel; mestrado em Ciências Humanas/Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); doutorados em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e em Sociologia, pela Universidad Martin Lutero, nos Estados Unidos; e pós-doutorado em Direito e Justiça Social, também pela Furg.

“Em toda e qualquer instituição, sempre há mudanças institucionais. Entendo que o desafio de coordenar o PPGPDH é grande, e vem na esteira destas mudanças, que exigirão atenção e sensibilidade ao movimento social, político e econômico do Brasil e da região. Sobretudo numa região periférica e afastada dos grandes centros acadêmicos, penso que o nosso PPG, pela sua tradição, segue sendo desafiado, não deixando de dar atenção e continuidade a pesquisas e produções acadêmicas, parcerias nacionais e internacionais em diálogo com esse cenário latino-americano. As diversas e múltiplas manifestações da questão social – e que são determinadas pelo modo de produção capitalista – exigem dos pesquisadores em formação e do coletivo dos professores um foco pontual, já que as relações desiguais de classe, raça, ambiente e gênero são intensificadas historicamente pelo projeto civilizatório excludente e colonial da modernidade”, comentou César sobre o desafio à frente do PPGPDH.

O docente ressalta, também, a importância da coordenação do programa para a sua trajetória. “Como um intelectual/pesquisador negro, atento às dinâmicas dos processos citados, penso ser importante não só a representatividade negra na função, entendendo que não é qualquer representatividade que se quer, mas uma representatividade que se dirija a uma compreensão crítica e que faça o enfrentamento necessário a essas problemáticas historicamente constituídas. Avalio que esse novo ciclo será de aprendizado, bem como de tomada de consciência crítica e relevância do processo educativo em que estou inserido”, pontuou.

Para manter a qualidade do PPG

O professor César contou ainda que, em fins da década de 90, como estudante de graduação, lia o folder do então curso de Mestrado em Desenvolvimento Social, que era composto por grandes professores. O que ele não imaginava é que um dia estaria à frente de uma pós-graduação tão importante para a UCPel. “Passados 23 anos, nunca imaginei que chegaria à docência e à coordenação do atual PPGPSDH nesta instituição”, revelou.

“Que o meu exercício enquanto coordenador leve em conta tais aspectos afetivos e acadêmicos, não se descuidando dos aspectos institucionais e avaliativos necessários para manter a qualidade do curso em tempos de transição política. Logo, os desafios e o fardo do tempo histórico são muitos para os encobertos da modernidade. Axé!”, completou o docente.