Professora da UCPel leva formação sobre relações étnico-raciais na educação ao Arroio do Padre

O Programa de Extensão em Relações Étnico Raciais da Católica de Pelotas (UCPel) ministrou esta semana uma formação para educadores do município do Arroio do Padre. A professora e pesquisadora da universidade, Carla Ávila, foi a responsável pela atividade, que contou com a presença de professores, atendentes de educação infantil, agentes de serviços gerais, conselheiros tutelares, monitores, secretários e equipe diretivas de escolas do município.

Desenvolvido pela própria pesquisadora, o material tem como base a Lei 10639/2003, que regulamenta a inserção do debate sobre as desigualdades raciais que estruturam as relações sociais na sociedade brasileira. De acordo com Carla, falar sobre a cultura negra em uma comunidade formada por uma maioria de origem pomerana foi essencial. “É importante essa relação do Poder Público municipal com a universidade a partir da extensão, tendo como base a formação para a educação das relações étnico-raciais”, afirma. 

Para a secretária de Educação do Arroio do Padre, Nathália Bonow, a formação foi um sucesso, pois foi possível, através do trabalho, perceber que havia esta demanda por parte dos educadores, para conhecerem mais sobre as relações étnico-raciais e também sobre temas relacionados à educação. “A Carla Ávila, além de pesquisadora e professora universitária, também atua na rede pública de educação e conhece bem os desafios que muitos deles enfrentam em sala de aula”, aponta Nathália. 

A secretária destacou ainda a importância de as relações raciais serem debatidas em uma cidade com o perfil como o de Arroio do Padre. “Mesmo que a grande maioria da população seja descendente dos povos europeus, temos em nossa cidade uma comunidade quilombola que também deseja se sentir representada. Formações como essa ajudam o município a reconhecer a importância dos demais povos que formam a nossa história.”. 

Sobre o programa 

O Programa de Extensão Relações Étnicos Raciais, coordenado pela professora Carla, desenvolve, desde 2013, atividades que buscam ofertar à comunidade ações formativas capazes de oportunizar conhecimento sobre temas, autores e obras que desconstroem alguns mitos que impedem a efetivação da igualdade racial no Brasil. 

Atualmente, o programa está oferecendo um curso aberto à comunidade, com o objetivo de concluir a leitura de dois livros até o final do ano: O Pacto da Branquitude, de Cida Bento, e Racismo Estrutural, de Silvio Almeida. 

O grupo se reúne semanalmente, de maneira virtual, para ler as obras e debater conflitos da realidade que envolvem o debate racial. A atividade é mediada pela professora Carla e pela psicóloga Camila Freitas, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel.

Quem tiver interesse em participar da atividade, pode acessar o formulário de inscrição, onde é possível escolher participar de uma ou de ambas as leituras.

Para acompanhar as demais atividades do grupo, basta ficar atento ao perfil do Instagram do programa.   

Redação: Lizandra Vilela