PPGPSDH prepara evento do Fórum pela Soberania Alimentar

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) através do Grupo de Pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental, promoveu a primeira reunião preparatória para a Conferência Regional pela Soberania Alimentar. O evento, com previsão para realização em junho, integra a organização da VIII Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar Nutricional Sustentável do RS marcada para julho. O tema deste ano será: “A fome voltou, medidas já”.

A atividade, organizada pelo pelo Grupo de Pesquisa coordenado pela professora Cristine Jaques Ribeiro e pelo professor Tiago Nunes, ambos do PPGPSDH, ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de cerca de 50 organizações populares, coletivos, entidades de ensino e pesquisa, cooperativas e associações. “A reunião abordou assuntos como a  necessidade da realização da Conferência Regional, a situação do avanço da fome no contexto pandêmico e pós-pandêmico, e a demanda por políticas públicas que enfrentem a fome e a insegurança alimentar”, afirma o professor Tiago Nunes. 

A UCPel e o Fórum

O evento estadual está sendo organizado pelo Fórum pela Soberania Alimentar, em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS, Assembleia Legislativa e com diversas organizações e movimentos populares. A UCPel, ressalta o docente, através do Grupo de Pesquisa  Questão Agrária, Urbana e Ambiental foi protagonista na criação do Fórum que já existe há cerca de 3 anos. Os interessados em participar e acompanhar as ações podem acessar o website da Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar

 

Redação: Alessandra Senna