UCPel promove live sobre Racismo e Saúde

“Saúde e doença” como determinantes da desigualdade étnica brasileira. Essa será uma das principais pautas da live “Mês da Consciência Negra – Racismo e Saúde” promovida pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) nesta quinta-feira(25). Idealizado pelo Núcleo de Comunicação e Relacionamento da Católica, o evento integra as ações da “X Consciência Negra UCPel- Amplie a Sua: vamos falar da luta anti”, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), e a programação da Semana Municipal da Consciência Negra.
A live, explica a professora responsável pelo evento Consciência Negra UCPel, Carla Ávila, será um bate-papo sobre como a universidade dentro do ensino, da pesquisa e da extensão está trabalhando essa temática – Racismo e Saúde. O encontro virtual também quer pontuar como as micro-agressões raciais e o próprio racismo estrutural afetam desde a saúde mental até os processos de enfrentamento à algumas mazelas relacionadas ao processo saúde-doença. “É preciso pensar o racismo também como um determinante social, que leva a desigualdades nos tratamentos, no acesso a serviços de saúde. Queremos pensar a promoção da saúde enquanto uma promoção de igualdade para as relações étnicos-raciais”, explica Avila ao lembrar que o tema da live é analisado há cerca de cinco anos pelo grupo de estudos do projeto de extensão “Relações Étnico-Raciais na Sociedade Brasileira: “Racismo e Saúde: Diálogos sobre o Racismo Estrutural”, também do PPGPSDH da Católica.

Convidadas

Regina Nogueira, médica, professora do curso de Medicina da Católica, consultora da Unesco no Rio Grande do Sul para a saúde da População Negra.

Natália Ferreira Pereira, mestranda do PPG Política Social e Direitos Humanos, estuda a Política de Saúde Integral da população Negra.

A mediadora será a professora Carla Ávila. A live será transmitida pelo perfil da UCPel no Instagram, a partir das 18h.

Redação: Alessandra Senna